Município capacita multiplicadores

Iwwa Agência
Publicado 31/10/2012 03:10:19

Com o objetivo de formar multiplicadores nas comunidades do Município para o projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, a Prefeitura, em parceria com a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) e com a Fundação Luís Eduardo Magalhães, promoveu nesta quarta-feira (31/10) a Oficina de Capacitação dos Articuladores.  

Realizada no Centro Educacional Paulo Freire, no bairro Nova Vitória, a capacitação envolveu 50 pessoas, dentre agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e lideranças comunitárias, pré-selecionadas pelos coordenadores municipais do projeto para promoverem a mobilização nas comunidades.

De acordo com a técnica da Sesab, Vânia Andrade, foram selecionados representantes dos bairros que apresentaram índices elevados de infestação e de casos de dengue, entre eles o Parque Satélite, Gleba C, Phoc II, Natal, Ficam, Burissatuba e Nova Vitória, todos na sede do Município. Além de Vila de Abrantes, Arembepe e Barra do Pojuca, na orla.

“Em cada local foram selecionados cinco articuladores, que juntos com o grupo de apoiadores das comunidades e dos coordenadores do projeto vão realizar ações de prevenção e controle da dengue”, informa.

Ainda segundo a técnica da Sesab, a intenção é de que a população seja corresponsável pelo programa municipal de controle da dengue, “uma vez que 90% dos criadouros do mosquito, transmissor da doença, se encontram nos domicílios”, explica.   

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Camaçari, Celso Amorim, depois da oficina serão realizadas ações educativas nos bairros selecionados, como mutirões de limpeza, palestras e distribuição de material informativo.

Na avaliação da agente de Endemias Daniela Silva, a capacitação contribui para qualificação profissional e deixa claro como será a interação entre os articuladores e os moradores.  “Este é um trabalho conjunto, que deve envolver toda a comunidade”, enfatiza. 

A presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Vitória, Vera Lucia da Silva, também é uma das articuladoras voluntárias do projeto. A partir da capacitação, ela pretende ser um instrumento de comunicação e educação da comunidade, “para que todos possam participar de forma ativa no combate à dengue”, disse.

Durante a oficina, foram abordadas questões relativas à mobilização social e a dengue, a exemplo da forma de contágio, sintomas, medidas preventivas e etapas de evolução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

À tarde, será realizado um treinamento sobre o SISMOB (Sistema de Informação da Mobilização Social). Na oportunidade, os articuladores vão aprender a cadastrar as ações e compartilhar as experiências do projeto.   

A capacitação dos articuladores é a segunda etapa do projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia. A primeira foi realizada em agosto e consistiu em reuniões com gestores, encontro com agentes comunitários e de endemias e diagnóstico dos bairros selecionados.

Camaçari participa com mais 22 cidades baianas do projeto desenvolvido e executado pela Sesab em parceria com as prefeituras e com a assessoria técnica e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães. No Município, a parceria é firmada através da Sesau (Secretaria da Saúde).

Slideshow | 6 fotos

Município capacita multiplicadores

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.