O cadastramento e o atendimento social dos vendedores ambulantes do distrito de Monte Gordo, catalogados recentemente pelo projeto Cidade Legal, serão realizados na segunda e na terça-feira (13 e 14/01). A iniciativa acontece no Centro de Atendimento e Apoio ao Cidadão, localizado na rua Bom Jesus, das 9h às 16h.
A expectativa da Serinter (Secretaria de Relações Internacionais), pasta responsável pelas ações de ordem pública do Município, é de que cerca de 100 profissionais sejam cadastrados. O objetivo da ação é evitar que pessoas não residentes no Município ou que não estejam legalizadas comercializem produtos de forma ilegalmente.
Para participar do cadastramento e do atendimento social, o vendedor ambulante deve, obrigatoriamente, possuir cadastro na Coordenação de Licenciamento e Fiscalização da Serinter e termo de permissão.
No ato do cadastramento, é preciso apresentar identidade, CPF, titulo de eleitor, comprovante de residência, duas fotos 3×4, antecedentes criminais, termo ou alvará de licença do ano anterior – documento obrigatório aos ambulantes cadastrados – e o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), obtido junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
A Serinter informa que mesmo os ambulantes que não possuem a documentação necessária, devem comparecer para receber as informações pertinentes. O local, o produto e o instrumento de trabalho serão avaliados pelo setor operacional da Serinter. O resultado do cadastramento será divulgado dia 20 de janeiro.
Iniciada no último dia 03 de janeiro, esta é a segunda etapa do ordenamento dos ambulantes que atuam no centro de Monte Gordo e na praia de Guarajuba. Ainda este mês, os convocados realizarão cursos de qualificação básica nas áreas de manipulação de alimentos, legislação, relações interpessoais, técnicas de abordagem e venda e inglês.
Os ambulantes ainda serão padronizados com camisa, boné e crachá de identificação. Uma vez cadastrado, eles passam a ter direito a linhas de créditos junto aos bancos, capacitações e treinamentos promovidos pela Prefeitura e parceiros, além de outras vantagens.

Cadastramento de ambulantes em Monte Gordo -