Município bate recorde de habitações

Iwwa Agência
Publicado 28/11/2013 06:11:01

“Camaçari é a cidade baiana que bate recorde de habitações do Minha Casa, Minha Vida”. A declaração foi feita pelo governador Jaques Wagner, durante a cerimônia de entrega dos 868 imóveis dos residenciais Morada dos Canários e dos Sabiás, na manhã desta quinta-feira (28/11).

O recorde será ampliado com a construção de 1.300 unidades habitacionais, liberadas nesta quinta-feira através da assinatura do contrato entre a Sertenge, empresa executora da obra, e a Caixa. Os novos imóveis, conquistados graças aos esforços do governo municipal, irão compor o condomínio Morada dos Pardais. Eles serão construídos no bairro Jardim Limoeiro.

Além do empenho da administração municipal, o governador Jaques Wagner destacou que Camaçari é recordista no número de habitações do programa Minha Casa, Minha Vida por conta também do alinhamento entre os governos federal, estadual e municipal. Ao parabenizar os contemplados e reafirmar a importância de ter a casa própria, o governador solicitou aos novos moradores que cuidem do empreendimento, “um dos mais bonitos entre os construídos na Bahia”, afirmou.

A importância de ter a casa própria e ela ser o bem material mais precioso da família também foi destacada pelo prefeito Ademar Delgado, que bastante emocionado parabenizou os novos moradores e agradeceu o esforço dos profissionais que trabalharam na construção dos empreendimentos. “O nosso desejo era de que as famílias pudessem passar o Natal aqui. Agora estamos juntos comemorando essa grande conquista para eles e para o Município”, afirmou o gestor municipal.

O esforço de todos os setores envolvidos na construção e na entrega dos imóveis foi salientadao pelo secretário da Habitação, João Bosco Quirelli. “Estamos focados em reduzir o déficit habitacional da cidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem em áreas de rico ou pagam aluguel”, garantiu.

O presidente da Caixa, Jorge Fontes Hereda, representou a presidente Dilma Rousseff no evento e revelou que as habitações contratadas para o Município representam um investimento de R$ 1 bilhão. “Se somássemos todos os empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida em Camaçari teríamos uma cidade de quase 60 mil habitantes”, frisou o presidente.

Entre os cinco moradores que receberam a chave simbólica estava a dona de casa Ana Lúcia Martins. “Este programa, de fato, mudou a minha casa e a minha vida. Terei um lugar digno para reunir os meus seis filhos e 13 netos nas datas festivas”, ressaltou a dona de casa, que morava de aluguel em um quarto e sala no bairro Phoc III há 20 anos.

Um dos primeiros a receber a chave do imóvel foi o aposentado José Virgílio Pimentel. Ele fez questão de ir até a casa “para acreditar que meu grande sonho se tornou realidaade”. O aposentado, que morava de aluguel há 10 anos disse que não vê a hora de se mudar para o novo lar com os filhos José Virgílio Pimentel Junior e Priscila Pimentel.

EMPREENDIMENTOS

Os 868 apartamentos foram entregues para os moradores que possuem renda de até R$1.600,00 e estavam inscritos na demanda espontânea de habitações no Município. O Residencial Morada dos Canários conta com 412 imóveis e o Morada dos Sábias possui 456.

Os empreendimentos e os imóveis foram construídos com o mesmo padrão. Os apartamentos têm 44 metros quadrados e contam com dois e quartos, sala entregues com piso de cerâmica, além de banheiro e cozinha que já estão com azulejos.

Ambos os empreendimentos dispõe de ampla infraestrutura que inclui vias pavimentadas, passeios, iluminação pública, rede de água e esgotamento sanitário, rampas de acessibilidade e garagem.

Pensando em proporcionar opções de lazer para os moradores, foram construídos quiosques de convivência, quadra poliesportiva, e parque infantil. Além disso, o empreendimento dispõe de um centro comunitário de dois pavimentos que pode ser utilizado para a realização de festas e confraternizações. O pavimento interior conta com dois sanitários, administração, copa e um salão, o superior dispõe de um amplo salão.

Atendendo a uma exigência do programa Minha Casa, Minha Vida, 3% das habitações são adaptadas e destinadas às pessoas com deficiência, sendo todos os outros imóveis adaptáveis.

PRESENÇAS

Participaram da cerimônia a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira, os secretários de Governo, Sergio Paiva, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Administração, Lezineide Andrade, da Inclusão e Cidadania, Fabio Pereira, de Relações Institucionais, Anderson Santos, de Relações Internacionais, Francisco Franco, do Desenvolvimento Social, Helio Santos, e da Educação, Luiz Valter de Lima.

Também prestigiaram a entrega o diretor presidente do ISSM, Ademar Lopes, o diretor presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, o superintendente de Trânsito e Transporte, Claudecio Taroba, o vereador Oziel Araújo (PT), os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Corôa (PT), além do secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, a superintendente da Habitação do Estado, Eleonora Lisboa, o superintendente regional da Caixa, Luiz Antonio de Souza, e o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.

 

Slideshow | 8 fotos

Município bate recorde de habitações

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.