Município atende jovens em situação vulnerável

Iwwa Agência
Publicado 19/08/2009 08:08:59

Deanes Souza, 20 anos, é uma das moradoras do Phoc 2 beneficiadas pelo Protejo (Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável). A jovem, para não deixar de freqüentar o programa, participa das oficinas em companhia da filha de dois meses. Para ela, estar no Protejo é algo gratificante e uma oportunidade única.

O projeto foi implantado em Camaçari nos bairros dos Phocs 1, 2 e 3 há dois meses, e é parte integrante das ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) no Município.

O projeto atende 100 jovens, entre 15 e 24 anos, e oferece atividades e oficinas de arte-educação.

Os cursos acontecem no CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente), de segunda-feira à sábado, das 8h às 12h e das 14h às 16h. São ministradas aulas de teatro, educomunicação, dança, literatura, música, percussão, artes plásticas, vôlei e futebol.

Para o estudante Abisai da Luz, 16 anos, a proposta do Protejo é muito interessante, pois trabalha a inclusão dos jovens de comunidades mais carentes. “O curso oferece novos conhecimentos e vivência para os moradores do bairro, além de nos tirar da ociosidade”.

O projeto tem duração de um ano, renovável por mais um, e os participantes recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00. A iniciativa permite a integração dos jovens e reduz a violência na comunidade.

A coordenadora de área do Protejo, Rose Silva, explica que as atividades colaboram para o amadurecimento e crescimento pessoal dos jovens. Ao todo, três mobilizadores sociais auxiliam os trabalhos, observando o comportamento dos jovens.

PELC
Ainda neste semestre, acontece a implantação do PELC (Programa de Esporte e Lazer na Cidade), mais um projeto do Pronasci que vai atender jovens de Camaçari. A iniciativa vai beneficiar 400 pessoas dos Phoc’s, que participarão de atividades culturais e esportivas.

Com o PELC, a comunidade terá acesso as oficinas de vôlei, basquete, futsal, capoeira, dança, skate, artesanato e festival de cinema nas praças. O projeto conta com a colaboração da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) e busca a integração da comunidade através do esporte e lazer.

PRONASCI
O Pronasci é um projeto piloto do Ministério da Justiça, implantado em 23 estados do país. Na Bahia, foram escolhidas as cidades de Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. Na época da assinatura do acordo, em 2007, o bairro mais vulnerável do Município era a área dos Phocs, por isso o programa foi implantado.

Foto: Agnaldo Silva

Programa ministra aulas de teatro, música e esportes -

Mais Notícias

Camaçari segue decreto estadual e estabelece uso de máscaras e comprovação de vacina

Camaçari segue decreto estadual e estabelece uso de máscaras e comp...

Nota da Sesau sobre paciente internada no PA Dr. Artur Sampaio

Nota da Sesau sobre paciente internada no PA Dr. Artur Sampaio

Vigilância em Saúde de Camaçari realiza seminário municipal

Vigilância em Saúde de Camaçari realiza seminário municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us