Deanes Souza, 20 anos, é uma das moradoras do Phoc 2 beneficiadas pelo Protejo (Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável). A jovem, para não deixar de freqüentar o programa, participa das oficinas em companhia da filha de dois meses. Para ela, estar no Protejo é algo gratificante e uma oportunidade única.
O projeto foi implantado em Camaçari nos bairros dos Phocs 1, 2 e 3 há dois meses, e é parte integrante das ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) no Município.
O projeto atende 100 jovens, entre 15 e 24 anos, e oferece atividades e oficinas de arte-educação.
Os cursos acontecem no CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente), de segunda-feira à sábado, das 8h às 12h e das 14h às 16h. São ministradas aulas de teatro, educomunicação, dança, literatura, música, percussão, artes plásticas, vôlei e futebol.
Para o estudante Abisai da Luz, 16 anos, a proposta do Protejo é muito interessante, pois trabalha a inclusão dos jovens de comunidades mais carentes. O curso oferece novos conhecimentos e vivência para os moradores do bairro, além de nos tirar da ociosidade.
O projeto tem duração de um ano, renovável por mais um, e os participantes recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00. A iniciativa permite a integração dos jovens e reduz a violência na comunidade.
A coordenadora de área do Protejo, Rose Silva, explica que as atividades colaboram para o amadurecimento e crescimento pessoal dos jovens. Ao todo, três mobilizadores sociais auxiliam os trabalhos, observando o comportamento dos jovens.
PELC
Ainda neste semestre, acontece a implantação do PELC (Programa de Esporte e Lazer na Cidade), mais um projeto do Pronasci que vai atender jovens de Camaçari. A iniciativa vai beneficiar 400 pessoas dos Phocs, que participarão de atividades culturais e esportivas.
Com o PELC, a comunidade terá acesso as oficinas de vôlei, basquete, futsal, capoeira, dança, skate, artesanato e festival de cinema nas praças. O projeto conta com a colaboração da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) e busca a integração da comunidade através do esporte e lazer.
PRONASCI
O Pronasci é um projeto piloto do Ministério da Justiça, implantado em 23 estados do país. Na Bahia, foram escolhidas as cidades de Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. Na época da assinatura do acordo, em 2007, o bairro mais vulnerável do Município era a área dos Phocs, por isso o programa foi implantado.

Programa ministra aulas de teatro, música e esportes -