Com a garantia da construção de um posto de saúde, da associação comunitária, e da distribuição de um kit habitacional para melhorias das residências, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, visitou nesta quinta-feira (27/08), as comunidades rurais de Cancelas e Lagoa Seca, onde residem cerca de 150 famílias.
A Prefeitura tem realizado melhorias nas localidades, a exemplo de cursos de hortifruti, de pesca e criação de aves. As comunidades também recebem investimentos de infra-estrutura com a melhoria das estradas.
Um programa de acompanhamento médico a população da região garante atendimento semanal. Segundo o médico Antonio Albam, são atendidos semanalmente cerca de 40 pacientes. A Sesau também distribui medicamentos e a cada 15 dias realiza exames de laboratórios. O médico garante que os casos que exigem atendimento especial são encaminhados ao Hospital Geral de Camaçari.
AGRICULTURA
As ações municipais nas duas comunidades incluem ainda a disponibilidade de um caminhão que faz o escoamento da produção agrícola da região. Os alimentos produzidos pelos pequenos agricultores da região são comercializados na feira de domingo, em Monte Gordo.
Graças ao curso de piscicultura, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o agricultor José Freitas, 42 anos, mudou de vida. O produtor rural disse que agora a família tem renda melhor e a produção é toda aproveitada.
Moradora há 18 anos de Cancelas, Bárbara Santos, 35 anos, fez um empréstimo por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para aplicar na compra de vacas e galinhas e aumentar a produção. A iniciativa é tão boa que pretendo tomar o segundo empréstimo, agora que a margem aumentou para R$ 2 mil. Nas duas localidades existem 28 beneficiários do Pronaf.
Participaram da visita, os secretários da Saúde, Efigênia Cardoso, Hélio Cortes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vereador Zé de Elísio (PT do B) e representantes da Secretaria de Governo (Segov).