Mulheres são capacitadas para a construção civil

Iwwa Agência
Publicado 22/04/2010 02:04:20

Mulheres beneficiadas pelo programa Próximo Passo iniciam uma nova etapa de vida. Com o objetivo de serem inseridas na área da construção civil, elas estão fazendo um curso de azulejista.

O programa Próximo Passo, antigo Planseq (Plano Setorial de Qualificação na Construção Civil), tem como finalidade inserir mulheres beneficiárias do Bolsa Família no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional. É assegurada a participação de, no mínimo, 30% de mulheres nos cursos oferecidos pelo programa.

As aulas, que acontecem na Casa do Trabalho pela manhã e à tarde, são ministradas por profissionais do Senai. Em 50 dias, elas estarão prontas para atuar no mercado de trabalho.

Conquistar uma profissão e a chance de crescer como pessoa é o que motiva as duas turmas de 44 mulheres inscritas no curso de azulejista. A aluna Marileide Vieira, 44 anos, está encantada com a possibilidade de “sair da mesmice, buscando novas oportunidades”, explica. O objetivo dela é semelhante ao de muitas outras beneficiadas pela iniciativa: ter uma profissão, atuar no mercado de trabalho e aumentar a renda.

O setor da construção civil está em plena expansão e sempre foi, tradicionalmente, uma área ocupada por homens. “Nunca imaginei que pudesse exercer essa profissão e pretendo me especializar e não parar por aqui”, relata Iraildes Carvalho, 40 anos.

No curso, elas recebem, além do material didático, vale transporte, lanche e o certificado de conclusão. Para participar, a beneficiária deve ser maior de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental.

No ano passado, foram formadas 500 pessoas pelo programa. Estão em andamento os cursos de azulejista, montador de andaime, armador de ferragens, encanador hidráulico, pintor e pedreiro.

As interessadas devem se dirigir ao Setor Bolsa Família da Sedes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessária apresentação do cartão do benefício e a carteira de identidade. A inscrição é gratuita. O curso é promovido pelo governo federal em parceria com a a Prefeitura de Camaçari.

Foto: Carol Garcia

Aulas acontecem na Casa do Trabalho em dois turnos -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.