O movimento de mulheres de Camaçari participa na cidade de Colón, Panamá, do IV Encuentro de Mujeres Afrolatinas, Afrocaribeñas y de la Diáspora. A Bahia será representada pela organização Coletivo Marias, de Camaçari. O encontro começou dia 26 e prossegue até quarta-feira (30/04).
Promovido pela Rede de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora, o encontro avalia a situação de discriminação e violação dos direitos humanos. Segundo a estudante do curso de serviço Social da UCSal, Fabiana Franco, uma das representantes do Brasil, o encontro também debate a pobreza e a subordinação cultural que vivem as mulheres negras afrocaribenhas e afrolatinas.
A participação de Camaçari é fruto da capacidade de articulação e organização do movimento de mulheres do Município, explica a estudante de publicidade, Quézia Lucena, a segunda representante da Bahia na reunião internacional.
Desde 2005, quando foi realizado o 10° Encontro Feminista Latino Americano e Caribenho, em São Paulo, que o movimento de mulheres de Camaçari vem desempenhando um importante papel na luta contra a discriminação, garante a dirigente.