Mulher lança campanha contra violência nesta sexta

Iwwa Agência
Publicado 26/11/2008 10:11:42

Começa nesta sexta-feira (28/11) as atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que este ano traz o tema Há Momentos em que sua Atitude faz a Diferença. Lei Maria da Penha, Comprometa-se.

A programação segue até o dia 9 dezembro, com sessão especial na Câmara de Vereadores.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Município, através da Secretaria da Mulher (Semu), promove a campanha. A proposta é mobilizar a sociedade civil pela implementação de políticas públicas para o segmento e incentivar a punição e denúncia de qualquer tipo de violência. Na ocasião, também serão divulgados os mecanismos de proteção aos direitos humanos da mulher.

Um café-da-manhã com as baianas de acarajé de Camaçari marca o início das atividades, às 9h do desta sexta-feira (28/11). Após o encontro na Casa do Trabalho, a Semu e instituições parceiras fazem panfletagem sobre o Dia Mundial de Combate a Aids, memorado no dia 1º de dezembro, e sobre os 16 Dias de Ativismo. A ação vai ser às 14h, no Centro Comercial, que tem a mesma programação no dia Mundial (01/12).

Além da distribuição de panfletos educativos e de prestar informações sobre os serviços oferecidos pela Semu, vão ser entregues cerca de 10 mil preservativos e laços lilás e branco, que simbolizam, respectivamente, a mulher e a luta contra a doença sexualmente transmissível.

Na terça-feira (02/12), a Câmara de Vereadores realiza uma sessão especial em homenagem ao Dia Mundial de Combate a Aids. No dia 3 de dezembro, a campanha segue para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e chega a Rodoviária no dia 5. No dia 7 de dezembro é a vez da localidade de Monte Gordo. Todos os eventos começam às 9h.

No distrito Monte Gordo, ainda será realizada palestra sobre a Lei Maria da Penha, proferida pela juíza Joanice Barbosa e João Damasceno, especialista em Direitos do Trabalho e Previdenciário. O encontro acontece na Sociedade São Francisco, em frente a praça Rafael Vieira. Ainda será confirmado horário.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres finaliza com mais uma sessão especial na Câmara de Vereadores, no dia 9/12, às 9h. Na ocasião, também será lançado Boletim Informativo da Secretaria Municipal da Mulher.

O evento é realizado em parceria com as secretarias municipais da Saúde (Sesau), Assistência Social (Seas), Grupo Gay de Camaçari (CGC), Associações das Prostitutas e dos Travestis de Camaçari (Astracan), Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (GABA) e Coletivo Marias.

AÇÕES
Camaçari tem implementado diversas ações de amparo à mulher, oferecendo serviços como cursos de qualificação profissional, apoio psicológico e jurídico. Em pouco mais de três anos, a Prefeitura instituiu o Mulher Cidadã, Mulheres da Paz, Curso de Qualificação Profissional de Baianas de Acarajé e o Núcleo de Atendimento Psicossocial e Jurídico (NAPSJ).

Para o próximo ano, está prevista a construção do Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires. O local irá garantir orientação jurídica, atendimento psicológico, oficinas, palestras e atividades lúdicas.

16 DIAS DE ATIVISMO
Criada em 1991 pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leaadership), a Campanha 16 Dias de Ativismo desempenha papel fundamental na luta pela erradicação da violência contra as mulheres em todo o mundo.

Este ano, o foco da campanha é a Lei Maria da Penha, que completou dois anos em vigor. A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 154 países. No Brasil ela começa mais cedo, em 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra

Foto:

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us