Mulher lança campanha contra violência nesta sexta

ASCOM BOT
Publicado 26/11/2008 10:11:42

Começa nesta sexta-feira (28/11) as atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que este ano traz o tema Há Momentos em que sua Atitude faz a Diferença. Lei Maria da Penha, Comprometa-se.

A programação segue até o dia 9 dezembro, com sessão especial na Câmara de Vereadores.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Município, através da Secretaria da Mulher (Semu), promove a campanha. A proposta é mobilizar a sociedade civil pela implementação de políticas públicas para o segmento e incentivar a punição e denúncia de qualquer tipo de violência. Na ocasião, também serão divulgados os mecanismos de proteção aos direitos humanos da mulher.

Um café-da-manhã com as baianas de acarajé de Camaçari marca o início das atividades, às 9h do desta sexta-feira (28/11). Após o encontro na Casa do Trabalho, a Semu e instituições parceiras fazem panfletagem sobre o Dia Mundial de Combate a Aids, memorado no dia 1º de dezembro, e sobre os 16 Dias de Ativismo. A ação vai ser às 14h, no Centro Comercial, que tem a mesma programação no dia Mundial (01/12).

Além da distribuição de panfletos educativos e de prestar informações sobre os serviços oferecidos pela Semu, vão ser entregues cerca de 10 mil preservativos e laços lilás e branco, que simbolizam, respectivamente, a mulher e a luta contra a doença sexualmente transmissível.

Na terça-feira (02/12), a Câmara de Vereadores realiza uma sessão especial em homenagem ao Dia Mundial de Combate a Aids. No dia 3 de dezembro, a campanha segue para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e chega a Rodoviária no dia 5. No dia 7 de dezembro é a vez da localidade de Monte Gordo. Todos os eventos começam às 9h.

No distrito Monte Gordo, ainda será realizada palestra sobre a Lei Maria da Penha, proferida pela juíza Joanice Barbosa e João Damasceno, especialista em Direitos do Trabalho e Previdenciário. O encontro acontece na Sociedade São Francisco, em frente a praça Rafael Vieira. Ainda será confirmado horário.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres finaliza com mais uma sessão especial na Câmara de Vereadores, no dia 9/12, às 9h. Na ocasião, também será lançado Boletim Informativo da Secretaria Municipal da Mulher.

O evento é realizado em parceria com as secretarias municipais da Saúde (Sesau), Assistência Social (Seas), Grupo Gay de Camaçari (CGC), Associações das Prostitutas e dos Travestis de Camaçari (Astracan), Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (GABA) e Coletivo Marias.

AÇÕES
Camaçari tem implementado diversas ações de amparo à mulher, oferecendo serviços como cursos de qualificação profissional, apoio psicológico e jurídico. Em pouco mais de três anos, a Prefeitura instituiu o Mulher Cidadã, Mulheres da Paz, Curso de Qualificação Profissional de Baianas de Acarajé e o Núcleo de Atendimento Psicossocial e Jurídico (NAPSJ).

Para o próximo ano, está prevista a construção do Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires. O local irá garantir orientação jurídica, atendimento psicológico, oficinas, palestras e atividades lúdicas.

16 DIAS DE ATIVISMO
Criada em 1991 pelo Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womens´s Global Leaadership), a Campanha 16 Dias de Ativismo desempenha papel fundamental na luta pela erradicação da violência contra as mulheres em todo o mundo.

Este ano, o foco da campanha é a Lei Maria da Penha, que completou dois anos em vigor. A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 154 países. No Brasil ela começa mais cedo, em 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra

Foto:

Mais Notícias

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião entre Sesau e diretoria do HGC

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião e...

Prefeitura de Camaçari orienta sobre processo de matrícula para 2021

Prefeitura de Camaçari orienta sobre processo de matrícula para 2021

Prefeito é apresentado ao novo delegado adjunto da DH de Camaçari

Prefeito é apresentado ao novo delegado adjunto da DH de Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.