Tiveram início nesta terça-feira (16/08), as aulas dos cursos de panificação, estética e cabeleireiro da 4ª etapa do Projeto Mulher Cidadã. A iniciativa, promovida pela Semu (Secretaria Municipal da Mulher), integra as ações de combate à extrema pobreza no Município, com a qualificação profissional das beneficiárias do programa Bolsa Família e a inserção no mercado de trabalho.
O curso de estética foi realizado no Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires. Na ocasião, a secretária da Mulher, Aurenita Castillo, declarou que a partir do projeto muitas mulheres foram absorvidas pelo mercado de trabalho.
A dona de casa Eulina Santos pretende voltar em breve ao mercado de trabalho. Sob a orientação da professora, ela aprendeu algumas técnicas de massagem. “Espero que ao final do curso eu possa colocar o aprendizado em prática”.
Há dois anos afastada do mercado de trabalho, a aluna Cássia Gleice de Almeida vislumbra aprender um novo ofício através do projeto e contribuir com o aumento da renda familiar.
A 4ª etapa do Projeto Mulher Cidadã vai beneficiar 200 mulheres de Camaçari com aulas na sede e orla municipal.
CURSOS
Na sede, são oferecidos os cursos de panificação, cabeleireiro e estética, nos turnos matutino e vespertino. Com carga horária de 160 horas/aula, as capacitações abordam informações técnicas sobre os respectivos temas e assuntos importantes, como associativismo e cooperativismo.
O curso de panificação da sede é realizado na antiga Vaca Mecânica, na avenida Tupinambás, antiga Radial C. As aulas de estética são oferecidas no Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires e as de cabeleireiro ocorrem em um salão de beleza, na avenida Manoel Mercês, antiga Radial B.
Na orla, são oferecidos cursos de estética, na Igreja Católica Matriz de Vila de Abrantes, e de cabeleireiro, na igreja da Volta do Robalo, em Arembepe. As capacitações são realizadas somente pela manhã. Os cursos têm duração de três meses e possuem 25 alunos por turma.