As novas passagens sobre linha férrea que corta o centro de Camaçari trouxeram importantes mudanças para os pedestres. Diversos equipamentos de segurança foram implantados no local, com o intuito de oferecer mais proteção e acessibilidade à população.
O projeto de melhorias, parte integrante do Pait (Plano de Ação Imediata de Trânsito), prevê a instalação de gradis de proteção, prioritariamente, na região próximo à praça Desembargador Montenegro, onde o trânsito de pessoas é intenso.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes (STT) do Município, as faixas de pedestre perto da praça foram apagadas para que as pessoas utilizem a passarela.
Agora, a avenida Eixo Urbano Central se tornou via de tráfego intenso e é preciso todo o cuidado com a população.
A mudança no sentido do trânsito ainda surpreende alguns pedestres. Muitos atravessam em pontos indevidos e não olham para o lado correto. Mas, graças ao trabalho de conscientização e educação realizado pela STT, desde a inauguração da obra não foi registrado acidente.
Além da construção das três novas passagens de nível e a recuperação das duas existentes, a intervenção englobou a implantação de sinalização vertical e horizontal em todo o percurso alterado, melhoria na iluminação do local, retirada de obstáculos sobre os passeios e instalação de passagens para pedestre com rampas para portadores de deficiência física.
A Prefeitura se preocupou em oferecer mais tranquilidade, segurança e agilidade para todos que transitam pelo Centro.
Na rua da Natividade, por exemplo, foram construídos dois retornos e o cruzamento, além de um canteiro em um lado e uma área para travessia de pedestres do outro. Na passagem da rua do Alecrim, foram instalados passeios e faixas de pedestres nos quatro cruzamentos com a linha do trem.
Segundo a STT, o Pait englobava apenas as obras de passagens de nível e a inversão do trânsito. Mas, a administração municipal incluiu um projeto paisagístico para embelezar a obra. As intervenções realizadas mudaram a lógica do tráfego na cidade. Hoje, os motoristas contam com mais fluidez no trânsito e os pedestres com mais segurança e acessibilidade.