MS realiza pesquisa em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 29/11/2010 04:11:44

O Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, realiza até o dia 17 de dezembro, em Camaçari, uma pesquisa sobre as condições de nascimento, assistência ao parto e óbitos de crianças com menos de um ano de idade.

Na tarde desta segunda-feira (29/11), uma equipe com quatro profissionais foi recepcionada pela subsecretária da Saúde do Município, Sandra Marques, pelos diretores do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, e da Atenção Básica, Zulmira Guimarães, além da representante da equipe de Educação Permanente em Saúde, Ana Cláudia Conceição.

O estudo, que tem como referências os números obtidos no ano de 2008, tem o objetivo de conhecer as causas da mortalidade infantil em municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A pesquisa foi idealizada em 2007.

Para a realização do estudo em Camaçari, o grupo de pesquisadoras se juntará aos agentes comunitários, no sentido de localizar de forma mais ágil os casos ocorridos na cidade.

Com os dados levantados, serão realizadas estratégias de qualificação ao pré-natal, parto, assistência, atendimento ao recém-nascido e a vigilância ao óbito infantil.

De acordo com a supervisora de campo, Bárbara Ayres, será feita uma entrevista de aproximadamente 40 minutos com as mães dos bebês que vieram a óbito. A intenção é identificar as reais condições econômico-sociais das famílias e todo o processo de atendimento à criança, desde o momento do nascimento até a morte.

Ainda segundo Bárbara Ayres, Camaçari foi escolhida através de sorteio. Além do Município, estão sendo analisadas as cidades baianas de Valença e Porto Seguro.

“As informações vão contribuir para identificar o porquê da mortalidade infantil nestas regiões”, explica. “Em janeiro, uma nova equipe retornará a Camaçari para finalizar os trabalhos”, completa.

Para Marcos Nogueira, a pesquisa será de extrema importância, “uma vez que ajudará a criar políticas públicas de saúde voltadas para o tema da pesquisa”.

Foto: Wendell Silva

Equipe do Ministério avalia saúde da criança -

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.