MP e Prefeitura debatem comércio de carne e derivados

Iwwa Agência
Publicado 31/08/2009 08:08:27

Conscientizar os comerciantes e consumidores em relação a correta forma de abate, armazenamento e venda de carnes e derivados do leite. Com esse propósito, o Ministério Público da Bahia (MP), a Vigilância Sanitária de Camaçari, açougueiros e a comunidade estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (31/08), no auditório da Casa do Trabalho.

De acordo com o promotor de Justiça do Consumidor de Camaçari, Luciano Pitta Santos, a intenção é discutir ações para coibir o abate clandestino de animais para consumo humano, a adequada comercialização das carnes, bem como a correta produção e oferta de produtos lácteos para a venda.

O abate clandestino causa a proliferação e contaminação por bactérias e o consumo da carne e laticínios pode causar doenças como brucelose, toxoplasmose, tuberculose e teníase. É de extrema importância que as pessoas só comprem carne inspecionada e em estabelecimento que possua alvará da Vigilância Sanitária.

Em Camaçari, existem 16 inscrições ativas de funcionamento de açougues e a fiscalização dos estabelecimentos é de responsabilidade da Vigilância Sanitária do Município, mas a população também pode denunciar se observar qualquer irregularidade.

A Lei Federal de número 1.283/50 diz que nenhum estabelecimento de abate pode funcionar se não estiver registrado. Já a Lei de número 8.137/90 prevê reclusão, de dois a cinco anos, para quem vender e armazenar qualquer forma de mercadoria com condições impróprias de consumo.

Segundo o representante do MP do Estado, o órgão está fechando todos os matadouros clandestinos por causa das conseqüências que uma carne contaminada causa quando consumida. Em 1996, o Estado possuía apenas seis matadouros frigoríficos inspecionados. Hoje, o número pulou para 20.

Foto: Nelinho Oliveira

Audiência foi realizada na Casa do Trabalho -

Mais Notícias

ISSM fica em 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos 2023

ISSM fica em 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos 2023

Limpec troca óleo usado por sabão no Festival da Sustentabilidade

Limpec troca óleo usado por sabão no Festival da Sustentabilidade

Prefeitura vai recompor muro do Cemitério da Gleba C

Prefeitura vai recompor muro do Cemitério da Gleba C

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us