Movimento promove capacitação

Iwwa Agência
Publicado 16/10/2014 11:10:51

Cerca de 80 profissionais, entre médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde, participaram na manhã desta quinta-feira (16/10) da capacitação sobre as ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero. A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa em Camaçari, movimento que visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Dividida em dois momentos, uma parte teórica e outra prática, a atividade visa instrumentalizar os profissionais no que diz respeito as ações de promoção à saúde e reorganizar os processos de trabalho.

O treinamento teórico foi ministrado pela representante da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde), Solange Souza, que abordou a Política Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e da Mama no Brasil, e pelo ginecologista do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), Renato Saúde, que informou sobre ações de prevenção do câncer de colo de útero. Em novembro, acontece o treinamento prático para coleta dos preventivos, em data e local a serem definidos.

Há quatro anos no Município como ginecologista obstetra das USFs (Unidades de Saúde da Família) dos bairros Gravatá e Burissatuba e do HGC (Hospital Geral de Camaçari), a médica Daniela Costa destacou a importância da capacitação para o aperfeiçoamento profissional. “É importante que cada um saiba qual o seu papel para oferecer um serviço de qualidade aos usuários. Além disso, os treinamentos contribuem para renovar os conhecimentos dos novos funcionários que chegam na rede”, destacou.

Para a enfermeira Ana Karoline Dourado, que atua há um ano na USF do bairro Novo Horizonte, os treinamentos são excelentes, pois “padronizam a assistência e preparam os profissionais para a intervenção perante o paciente”, observou.

A capacitação foi promovida pela Sesau (Secretaria da Saúde), através do Departamento de Atenção Básica, em parceria com o Ceonc e a Sesab, no auditório na Segov. 

Slideshow | 4 fotos

Movimento promove capacitação

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.