Mototaxistas recebem certificado

Iwwa Agência
Publicado 12/12/2011 03:12:53

“Agora vou lutar para que a categoria consiga isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação Mercadorias e Serviços) e possa comprar as motos com preços diferenciados”. A declaração foi feita nesta segunda-feira (12/12), pelo prefeito Luiz Caetano, durante a solenidade de entrega dos certificados para 100 alunos do Curso de Capacitação para Mototáxis.

Antes de começar a entrega dos certificados, o prefeito Luiz Caetano emocionou os presentes ao dar para Leandro Araújo um certificado simbólico em homenagem ao pai, o mototaxista Itamar Ramos de Araújo, que faleceu no mês passado. “É gratificante ver o reconhecimento da profissão e esta bela homenagem”, declarou o filho emocionado.

Mototaxista há sete anos, Josenil Ferreira Filho foi o primeiro a receber o certificado das mãos do prefeito. “Agora sou reconhecido profissionalmente em todo Brasil e vou poder oferecer o serviço com mais qualidade e segurança”, disse.

A mototaxista Edileuza Nascimento, única mulher da turma, disse ter muito orgulho de exercer a profissão há oito anos. “O certificado é mais uma grande conquista”, lembrou.

O superintende do Trânsito e Transporte do Município, Anderson Santos, falou da satisfação em fazer parte do processo de legalização dos mototaxistas. “Sou filho de Camaçari e me orgulho de ver o progresso da cidade”.

O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, responsável pela interlocução entre a STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e o Detran, fez questão de acompanhar de perto a certificação da primeira turma. “Fiquei feliz ao constatar que a turma teve 100% de aproveitamento” disse, ao concluir que, “é bom saber que a população sabe aproveitar as oportunidades”.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari, tenente-coronel Demosthenes Pereira, também prestigiou a cerimônia. Na ocasião parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “A medida contribui para o serviço da PM, que trabalha com afinco para tirar de circulação as motos em situação irregular”.

O Curso de Capacitação para Mototáxis atende a Lei Federal nº. 12.009/2009, que legaliza a profissão e exige a qualificação. O treinamento, resultado da parceria entre a Prefeitura e a Escola Pública de Trânsito do Detran (Departamento  Estadual de Trânsito), tem carga horária de 30 horas, sendo duas horas de aulas práticas.

A primeira turma foi capacitada de 21 a 26 de novembro. Uma nova turma deve ser formada ainda este mês e irá certificar outros 100 mototaxistas.

Também estiveram presentes no evento o secretário do Governo, Francisco Franco, o diretor–presidente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Edmilson Santos, e as vereadoras Margarida Galvão (PT) e Carmem (PSD).

Slideshow | 4 fotos

Mototaxistas recebem certificado

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.