Mototaxistas recebem certificado

Iwwa Agência
Publicado 12/12/2011 03:12:53

“Agora vou lutar para que a categoria consiga isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação Mercadorias e Serviços) e possa comprar as motos com preços diferenciados”. A declaração foi feita nesta segunda-feira (12/12), pelo prefeito Luiz Caetano, durante a solenidade de entrega dos certificados para 100 alunos do Curso de Capacitação para Mototáxis.

Antes de começar a entrega dos certificados, o prefeito Luiz Caetano emocionou os presentes ao dar para Leandro Araújo um certificado simbólico em homenagem ao pai, o mototaxista Itamar Ramos de Araújo, que faleceu no mês passado. “É gratificante ver o reconhecimento da profissão e esta bela homenagem”, declarou o filho emocionado.

Mototaxista há sete anos, Josenil Ferreira Filho foi o primeiro a receber o certificado das mãos do prefeito. “Agora sou reconhecido profissionalmente em todo Brasil e vou poder oferecer o serviço com mais qualidade e segurança”, disse.

A mototaxista Edileuza Nascimento, única mulher da turma, disse ter muito orgulho de exercer a profissão há oito anos. “O certificado é mais uma grande conquista”, lembrou.

O superintende do Trânsito e Transporte do Município, Anderson Santos, falou da satisfação em fazer parte do processo de legalização dos mototaxistas. “Sou filho de Camaçari e me orgulho de ver o progresso da cidade”.

O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, responsável pela interlocução entre a STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e o Detran, fez questão de acompanhar de perto a certificação da primeira turma. “Fiquei feliz ao constatar que a turma teve 100% de aproveitamento” disse, ao concluir que, “é bom saber que a população sabe aproveitar as oportunidades”.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari, tenente-coronel Demosthenes Pereira, também prestigiou a cerimônia. Na ocasião parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “A medida contribui para o serviço da PM, que trabalha com afinco para tirar de circulação as motos em situação irregular”.

O Curso de Capacitação para Mototáxis atende a Lei Federal nº. 12.009/2009, que legaliza a profissão e exige a qualificação. O treinamento, resultado da parceria entre a Prefeitura e a Escola Pública de Trânsito do Detran (Departamento  Estadual de Trânsito), tem carga horária de 30 horas, sendo duas horas de aulas práticas.

A primeira turma foi capacitada de 21 a 26 de novembro. Uma nova turma deve ser formada ainda este mês e irá certificar outros 100 mototaxistas.

Também estiveram presentes no evento o secretário do Governo, Francisco Franco, o diretor–presidente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Edmilson Santos, e as vereadoras Margarida Galvão (PT) e Carmem (PSD).

Slideshow | 4 fotos

Mototaxistas recebem certificado

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us