Mototaxistas aprovam curso do Detran

Iwwa Agência
Publicado 22/11/2011 03:11:32

A primeira turma de mototaxistas que participa do curso especializado oferecido pela STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) de Camaçari, em parceria com a Escola Pública de Trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), aprovou a iniciativa. Nesta etapa da capacitação, inédita na Bahia, são beneficiados 100 profissionais.

O curso é gratuito e obrigatório para profissionais que transportam passageiros e entregam mercadorias. De acordo com a mototaxista Cláudia Sueli Lopes, o curso é muito importante para a qualificação dos profissionais. “Se não fosse a iniciativa da Prefeitura de Camaçari em oferecer a capacitação gratuita, muitos não teriam condição de pagar pelo curso”, explica a moradora do bairro Gravatá e mototaxista há 14 anos, ao acrescentar que “o curso vai mudar a percepção da sociedade em relação aos profissionais, que agora serão capacitados”.

As alas começaram segunda-feira (21/11) e vão até sábado (26/11). São 30 horas de aulas, sendo 28h de atividade prática e 2h de teórica.

Neste período, os mototaxistas aprendem noções de legislação, direção defensiva, ética, cidadania, primeiros socorros e prática de pilotagem. As 100 pessoas beneficiadas estão divididas em duas turmas, com aulas no turno matutino e vespertino, no auditório da Prefeitura. As aulas práticas acontecem no Espaço Camaçari.

Os participantes recebem apostilas, um exemplar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ao término da capacitação ganham certificado de participação. O curso atende a Lei Federal nº 12.009/2009, que legaliza a profissão, exige a capacitação para o mototaxista ser considerado profissional e oferece o registro de profissional remunerado na carteira de habilitação.

Além disso, o curso é necessário para o profissional solicitar a licença junto à STT para adquirir a placa vermelha (placa de aluguel) no Detran. Para participar da capacitação é preciso ser cadastrado na STT e estar com o licenciamento e a vistoria da moto em dia.

Slideshow | 2 fotos

Mototaxistas aprovam curso do Detran

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.