Moradores satisfeitos com escrituras

Iwwa Agência
Publicado 11/01/2014 04:01:16

Mais 65 moradores de Camaçari receberam escrituras públicas dos imóveis residenciais na manhã deste sábado (11/01). O prefeito Ademar Delgado fez questão de participar da primeira etapa do Programa Municipal de Regularização Fundiária deste ano, que contemplou famílias do Alto da Caixa D’água, no bairro Dois de Julho.

O gestor de Camaçari ressaltou que o programa é essencial para os moradores do Município, que passam a ter direitos legais sobre os imóveis. “Fico feliz em realizar o sonho da nossa população”, disse Ademar Delgado.

O Programa Municipal de Regularização Fundiária regulariza a situação de moradia em diversos bairros do Município sem nenhum custo para os proprietários, que ficam isentos de taxas cartoriais e impostos, a exemplo do ITIB (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), uma economia de cerca de R$ 2 mil.

Maria de Fátima Borges, de 61 anos, foi primeira a receber a escritura das mãos do prefeito Ademar. “É muito importante ter o documento da nossa residência”, destacou a doméstica, mãe de três filhos e residente no bairro há mais de 30 anos.

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Regularização Fundiária, Demetrius Moura, a expectativa é de que em 2014 a quantidade de famílias beneficiadas com as escrituras definitivas de imóveis seja maior do que em 2013. No ano passado, mais de 1.500 documentos foram entregues aos moradores dos bairros Phocs I, II e III, Acajutiba, Nova Vitória, Parque das Mangadas e Ponto Certo.

Emocionada com o documento do imóvel, o qual mora há 25 anos, Vera dos Santos Freitas, de 45 anos, afirmou que “a escritura é uma luta de todos os moradores e comprova que a administração municipal olha por nós”. A auxiliar de serviços gerais mora com dois filhos.

POPULAÇÃO

O prefeito Ademar Delgado também ouviu as demandas da comunidade do bairro Dois de Julho. Dentre elas, a construção de um quiosque, a implantação de equipamentos de ginástica e de um parque infantil na praça do Alto da Caixa D’água. O gestor solicitou ao secretário da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, a viabilidade da implantação dos equipamentos no local.

A população também solicitou ao prefeito uma solução para o problema de drenagem de água, que acontece em frente à paróquia Comunidade Divino Espírito Santo sempre quando chove.  

Acompanhado de moradores, o prefeito Ademar verificou a situação da encosta no bairro e solicitou ao secretário Everaldo Siqueira um estudo sobre o tipo de intervenção que deve ser feita no local.

Outro local visitado pelo gestor de Camaçari foi a canaleta da rede ferroviária, que vai do bairro Dois de Julho ao Verdes Horizontes. O titular da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) declarou que a limpeza do local foi iniciada na última sexta-feira (10/01), da passagem de nível até o Parque Verde I. A intervenção deve ser concluída em 20 dias.

De acordo com o secretário dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, o serviço de roçagem na canaleta, no trecho do bairro Dos 46 teve início na última quarta-feira (08/01) e será concluído até sexta-feira (17/01), na área que vai do bairro Dois de Julho até o Verdes Horizontes. 

VIA ATLÂNTICA

Antes de entregar as escrituras no bairro Dois de Julho, o prefeito Ademar Delgado, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, fez questão de verificar a qualidade do serviço de sinalização do trecho que vai do Viaduto do Trabalhador à rótula da Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como estrada da Cetrel. O trabalho começou a ser executado neste sábado. Pela manhã, foi realizada a marcação das faixas de pedestres na altura do IFBA (Instituto Federal da Bahia).

Além da pintura das faixas de pedestres e das lombadas ao longo do trecho, a ação consiste também no serviço de recapeamento asfáltico em toda via, iniciado na sexta-feira (09/01), e na limpeza da área, que terá a sinalização concluída no domingo (12/01).

O prefeito ainda conferiu a pintura das faixas de pedestres, realizada no local. O secretário dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, também acompanhou as intervenções, solicitadas pelo prefeito Ademar Delgado ao Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia).

PRESENÇAS

Participaram da entrega de escritura os secretários da Habitação, João Bosco Quirelli, da Saúde, Vital Sampaio, de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Inclusão e Cidadania, Fabio Pereira, e do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado.

Também prestigiaram o ato o ouvidor do Município, Temistócles Vieira, o superintendente de Trânsito e Transportes, Claudecio Taroba, e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Dois de Julho, José Antonio de Jesus, conhecido por Binho do Dois de Julho.

Slideshow | 11 fotos

Moradores satisfeitos com escrituras

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.