Na manhã deste sábado (27/02), a mobilização Sábado da Faxina. Não dê folga para o mosquito Aedes contemplou a localidade de Arembepe. Durante a ação foram realizados trabalhos de educação em saúde com panfletagem e visitas nas residências para identificar e eliminar possíveis focos dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, responsáveis por doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.
Durante a mobilização, a secretária de Governo, Jailce Andrade, destacou a importância da atividade nos bairros e a atenção que o governo tem dado para o controle dos mosquitos. “Sabemos que a administração municipal pode contar com o apoio e a participação ativa da sociedade”, disse a secretária.
A vendedora Maria Célia dos Santos, de 58 anos, aceitou o convite da Prefeitura para ser parceira no combate aos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus. “Faço questão de cuidar e combater essa praga”, ressaltou a moradora da praça das Amendoeiras.
A mobilização é uma ação intersetorial de governo. Para isso, foram destacados profissionais da Defesa Civil, Fiscalização Integrada e demais secretarias e órgãos municipais, além da população. Juntos eles já realizaram o projeto Sábado da Faxina em Jauá, na orla, e no bairro Jardim Limoeiro, na sede do Município.
As próximas localidades contempladas com o projeto são Vila de Abrantes, no dia 05 de março, e o bairro Novo Horizonte, na sede, no dia 12.
A partir da próxima terça-feira (01/03), equipes da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), STT (Superintendência do Trânsito e Transporte), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos) realizam o trabalho de diagnóstico, mobilizações e retirada de inservíveis e entulhos em Vila de Abrantes. Esta etapa antecede o Dia D de mobilização do Sábado da Faxina.
De acordo com a Sesau (Secretaria da Saúde), já foram visitados mais de 25 mil imóveis em todo o Município, desde janeiro.
O Sábado da Faxina teve início com um café da manhã em frente à Igreja São Francisco de Assis, que contou com 250 pessoas, dentre elas, 70 agentes de endemias.
Estiveram presentes a vice-prefeita do Município, Maria do Carmo Siqueira e os secretários municipais da Saúde, Washington Couto, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luís Orlando Oliveira, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, da Administração, Lezineide Andrade, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, de Educação, Juipurema Sandes, além do diretor-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Luiz Macedo, e do superintendente do Trânsito e Transporte, Humberto Leite.

Sábado da Faxina elimina focos dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus -