Moradores participam de homenagens

Iwwa Agência
Publicado 08/01/2013 08:01:20

A comunidade católica de Camaçari deu uma verdadeira demonstração de devoção e fé ao participar da procissão e da missa campal realizadas domingo (07/01) em homenagem ao padroeiro da cidade, São Thomaz de Cantuária.

Após o cortejo, que saiu do bairro Alto da Cruz em direção à Catedral de São Thomaz de Cantuária, na praça Desembargador Montenegro, cerca de 5 mil fiéis assistiram atentamente à missa campal celebrada pelo bispo da diocese de Camaçari, dom João Carlos Petrini.

Durante a homilia, dom Petrini destacou que o santo nos ensina a seguir o caminho da fé e salientou que conversão “é prestar atenção à palavra de Cristo e viver em conformidade com seus ensinamentos”.

O prefeito Ademar Delgado fez a primeira leitura da missa e falou sobre a importância do padroeiro. “São Thomaz é adorado e reverenciado por toda comunidade católica. Por isso, a festa é cercada de muito brilho e intensa participação da população”, frisou.

A devoção ao padroeiro da cidade é evidente entre os católicos. Depois de ser curado de uma doença há 12 anos, o vigilante Antonio Mota fez promessa de vestir apenas branco e vermelho durante a novena em homenagem ao santo. “Prometi ainda que tiraria o andor da igreja e o levaria de volta todos os anos”, afirmou o morador do bairro Lama Preta, ao destacar que é grato ao padroeiro por ter lhe dado tudo que pediu.

Moradora de Camaçari há 13 anos, a bordadeira Rosileide Silva também aprecia o padroeiro da cidade que a acolheu e não perde uma festa de São Thomaz. “A gente pede com fé e ele realiza”, afirmou.

MÚSICA

Tida como uma importante forma de evangelizar, a música esteve presente durante todas as homenagens prestadas ontem (07/01), ao padroeiro de Camaçari, São Thomaz de Cantuária. A procissão foi animada pela banda Netos da Paróquia Sant’ana, que tocou e cantou louvores durante todo o percurso.

A missa foi marcada pelos cânticos e hinos sacros e, na sequência, a Comunidade Católica Ministério Obra de Deus agitou os fiéis com louvores. A banda paulista Kairos também animou a festa de São Thomaz.

PRESENÇAS

Os festejos e homenagem ao padroeiro de Camaçari contou com as presenças da vice-prefeita Carmem Siqueira, da primeira-dama Edyla Chagas e dos secretários municipais do Governo, Sérgio Paiva, da Educação, Luiz Valter de Lima, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Saúde, Vital Sampaio, da Habitação, João Bosco Quirelli, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, Extraordinária de Relações Institucionais, Anderson Santos, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino,  do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, e do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos.

Estiveram presentes também o superintendente do Trânsito e Transportes, Claudécio Taroba, o diretor-superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Ademar Lopes, os deputados estaduais Luiza Maia (PT), Bira Côroa (PT) e Marcelino Galo (PT), além do presidente da Câmara Municipal, Téo Ribeiro (PT), e os vereadores José Marcelino (PT), Professora Patrícia (PT), Otaviano Maia(PT),  Gilvan (PT), Wilton de Ferrinho

 

Slideshow | 9 fotos

Moradores participam de homenagens

Mais Notícias

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreendedora

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreende...

Reunião trata da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Reunião trata da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.