Com a mensagem “Se não serve para você, a gente cata”, a equipe da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), percorreu, nesta quarta-feira (31/5), as ruas do bairro Phoc III, com o Projeto Cata Bagulho, coletando todos os móveis, colchões e eletrodomésticos velhos, que não têm mais utilidades para os moradores da localidade, assim como, materiais recicláveis diversos.
Fazendo sempre questão de acompanhar os trabalhos de perto, a secretária Arlene Rocha se declarou “alegre e satisfeita” com a participação dos moradores e comentou, “quando a população se envolve, toda a cidade ganha. A ação acontece para evitar que estes materiais sejam descartados em lugares indevidos, como rios, e provocar alagamentos nos dias de chuva, além de combater a sujeira que potencializa a proliferação de dengue e outras doenças”.
Arlene também pontuou, que a sua participação em todas as edições, tem uma razão específica, e explicou, “venho para conversar com a comunidade, ouvir de cada morador sugestões sobre onde precisamos melhorar, para que suas ruas e bairros sejam contemplados de forma satisfatória com os nossos serviços. A cidade com menos lixo, é uma cidade com mais limpeza”.
A comerciante Cristiane Almeida, 40 anos, descartou dois móveis velhos que estavam ocupando a sua garagem. Grata pela iniciativa, declarou, “se este material não fosse retirado hoje, eu ia precisar jogar em algum lugar, mas, graças a Deus, que não vou fazer mais isto”. Ela, que mora no local há 17 anos, comentou “nunca vi um trabalho assim aqui no bairro. É muito importante, e eu agradeço a todos.”
Gilberto Rosa, 65 anos, que se identifica como “vereador voluntário do Recanto das Árvores”, afirmou que “este projeto da Sesp é muito importante para a manutenção da limpeza em nossa cidade.” Ele, que é reconhecido como líder comunitário, chamou a atenção dos moradores para a importância de cada um se conscientizar com relação ao descarte irregular, e pontuou, “muita gente joga os objetos que não usam mais, dentro do rio, e isso é muito triste. Precisamos entender que uma cidade limpa, é motivo de saúde”.
A próxima localidade beneficiada com o Projeto Cata Bagulho será o Jardim Limoeiro. Na segunda-feira (5/6), um carro de som passará pelas ruas do bairro, alertando seus moradores sobre a coleta, que acontecerá na quarta (7/6), das 9h às 14h. Esta será a 7ª edição do projeto, que foi lançado em abril passado e seguirá até outubro deste ano, atendendo comunidades na sede e costa do município.







