Monte Gordo foi o primeiro atendido

Iwwa Agência
Publicado 29/07/2010 04:07:28

Os moradores de Monte Gordo e localidades vizinhas ganharam mais um serviço na área de saúde.

Foi implantada quinta-feira (29/07), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do distrito, a Sala de Acolhimento e Classificação de Risco. A iniciativa visa atender mais rápido quem mais precisa.

A unidade de saúde de Monte Gordo é a primeira do Município a ter o serviço implantado.

Para a coordenadora da UPA, Maria Francisca Pereira, o espaço vai possibilitar uma qualificação no atendimento e a diminuição dos riscos de mortes evitáveis.

“Além disso, ao esclarecer a comunidade sobre como funciona a classificação, vamos diminuir a insatisfação do paciente que, em razão de um caso mais grave, precisa aguardar um pouco mais para ser atendido”, comentou.

A primeira pessoa a utilizar o serviço foi a estudante Renata Jesus da Silva, 16 anos, moradora de Barra do Jacuípe. Ela aprovou a iniciativa da Prefeitura.

“Acho isso certo porque não podemos pensar apenas em nós, mas nos outros também”, avalia.

A estudante chegou à unidade com febre, fez a ficha na recepção, passou pela sala de acolhimento e foi encaminhada para a consulta médica. Em seguida, foi medicada e ficou em observação. “O atendimento aqui é excelente”, observou.    

Na avaliação do médico plantonista, Antonio Alban, o novo serviço vai auxiliar bastante no atendimento da unidade, pelo fato de dar prioridade ao atendimento de emergência e por não deixar que nenhum paciente saia da unidade sem ter tido um acolhimento.

A Sala de Acolhimento foi inaugurada pelo secretário da Saúde, Camilo Pinto, que conversou com toda a equipe da unidade sobre a importância do novo serviço.

Participaram do lançamento os diretores da Média e Alta Complexidade, Jane Gladys, da Atenção Básica, Zulmira Guimarães, da Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, da Regulação, Ana Cláudia Pimenta, do Planejamento, Glaydes Reis, e os coordenadores Geral das UPA’s, Renata Oliveira, dos Recursos Humanos, Ana Ester, do PA Nova Aliança, Elba Brito e de Reabilitação, Ivana Karina, que na próxima semana assume a Diretoria da Média e Alta Complexidade.

 FUNCIONAMENTO

A Sala de Acolhimento e Classificação de Risco é um consultório no qual o enfermeiro acolhe o paciente, ouvi e registra as queixas, verifica os sinais vitais e, em seguida, classifica o caso para o atendimento de acordo com o grau de risco.

O vermelho é para casos de emergência com risco de morte e necessita de atendimento imediato. Amarelo para urgências com atendimento em até 30 minutos e verde para pequenas urgências que podem ser atendidas em até 4 horas.

Os casos não urgentes são classificados com a cor azul. Os pacientes são acolhidos e encaminhados à unidade de saúde mais próxima.   

Slideshow | 2 fotos

Monte Gordo foi o primeiro atendido

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.