Monitoramento reduz violência no Município

Iwwa Agência
Publicado 19/02/2009 11:02:43

Com o auxílio das 22 câmeras de segurança, instaladas em diversos bairros de Camaçari, a Polícia Militar vem combatendo de forma efetiva a violência no Município.

O resultado é a diminuição do número de roubos e tentativas de homicídios. Entre julho e dezembro de 2008, foram registrados 10 roubos de veículos, contra 20 entre janeiro e junho do mesmo ano. Redução de 50%.

O número de roubos a pessoas também teve queda quando comparado ao mesmo período. No primeiro semestre, a polícia registrou 193 ocorrências. Já no segundo semestre, 177. De acordo com o tenente-coronel PM Alfredo de Castro, comandante do 12º Batalhão, a redução de 10% já é surpreende.

Com o monitoramento eletrônico também houve queda no número de tentativas de homicídios, que entre janeiro e junho registrou três casos e de julho a dezembro apenas um.

As ocorrências de furto qualificado em estabelecimentos comerciais também tiveram queda, passando de 32 nos seis primeiros meses, para 13 no restante do ano.

Na avaliação do tenente-coronel, as estatísticas mostram a eficiência do sistema. “Com a instalação das 22 câmeras e a redução das ocorrências nas áreas monitoradas ampliamos as ações nos bairros periféricos, que ainda não possuem o sistema”, informa.

A intenção agora é aumentar as medidas de combate ao tráfico de drogas. “Estudos indicam que 95% dos homicídios de Salvador e Região Metropolitana estão relacionados ao tráfico”, explica.

ESTRUTURA
A estrutura do monitoramento conta com 22 câmeras espalhadas por diversos bairros do Município.

Os equipamentos estão localizados nas avenidas Radial A, B e C, avenida Concêntrica, praças Abrantes, Montenegro, dos 46, Shopping Riviera, imediações da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, ruas da Bandeira e Duque de Caxias.

O Estádio Armando Oliveira, Estação Rodoviária, Prefeitura, Centro Comercial, Promotoria Regional, rua Costa Pinto, avenida Leste e Espaço Camaçari também contam com o sistema 24h, parte do Plano Municipal de Segurança, lançado em 2007. A estrutura ainda dispõe de mais duas câmaras móveis.

As câmeras, conectadas à rede sem fio e de alta velocidade, ficam ligadas na Central de Atendimento, localizada no 12º batalhão da Policia Militar. Os equipamentos registram até 900 metros de distância e podem rodar, na horizontal, até 360 graus. Na vertical, o equipamento capta até 180 graus.

Slideshow | 2 fotos

Monitoramento reduz violência no Município

Mais Notícias

Sesp organiza Clamor pelo aniversário de 20 anos do Centro Comercial

Sesp organiza Clamor pelo aniversário de 20 anos do Centro Comercial

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.