Monitoramento por satélite reduz custo do SAMU-192

Iwwa Agência
Publicado 31/03/2009 09:03:55

A implantação do Sistema de Monitoramento Global (GPS) nas ambulâncias reguladas pelo SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem trazido diversos benefícios para a população de Camaçari.

Em seis meses de funcionamento, o equipamento que funciona com a ajuda do satélite, racionalizou os roteiros das ambulâncias e vem gerando redução das despesas da Prefeitura com combustível.

Ao todo, são 27 ambulâncias com o sistema, sendo 17 da Prefeitura de Camaçari e 10 do SAMU-192, duas de suporte avançado. Outros 38 carros da Secretaria de Saúde (Sesau), também contam o sistema.

A iniciativa é de extrema importância para a qualidade do serviço que é prestado a população. Com os aparelhos de GPS, é possível localizar os veículos em tempo real e realizar uma melhor gestão da frota.

O GPS também permite que a central tenha informações das rotas percorridas pelos veículos, o tempo e a distância de cada uma. Com o controle da frota, é possível evitar a dispersão dos veículos no horário de expediente.

O monitoramento dos veículos ainda contribui para a otimização dos serviços administrativos, a exemplo da emissão de relatórios e a confecção de dados estatísticos.

SAMU REGIONAL
Desde 2008 que Camaçari é responsável pelo gerenciamento dos trabalhos do SAMU-192 em Dias D’Ávila, Conde, Pojuca, Mata de São João e São Sebastião do Passé.

O serviço conta com 21 médicos, 10 auxiliares de regulação médica, seis rádios operadores, 20 condutores, 12 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, dois técnicos administrativos, quatro coordenadores e cinco auxiliares.

EXEMPLO
O serviço prestado pelo SAMU-192 em Camaçari é considerado referência no Estado. Semana passada, a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) assinou convênio com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Sírio-Libanês, para capacitação da população e profissionais da saúde em emergências cardiovasculares.

O Município é o único do Nordeste selecionado para implantação do projeto piloto que começa a funcionar em maio com os cursos de capacitação para funcionários da saúde e professores e alunos da rede pública.

Mais Notícias

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe em Barra do Jacuípe

Elinaldo entrega Praça e Campo para moradores do Bosque do Guaraípe...

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Período de rematrícula em equipamentos da Secult acontece em janeiro

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm importante parceria

Há uma década instalado em Camaçari, 10º GBM e Prefeitura mantêm im...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us