Monitoramento por satélite reduz custo do SAMU-192

Iwwa Agência
Publicado 31/03/2009 09:03:55

A implantação do Sistema de Monitoramento Global (GPS) nas ambulâncias reguladas pelo SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem trazido diversos benefícios para a população de Camaçari.

Em seis meses de funcionamento, o equipamento que funciona com a ajuda do satélite, racionalizou os roteiros das ambulâncias e vem gerando redução das despesas da Prefeitura com combustível.

Ao todo, são 27 ambulâncias com o sistema, sendo 17 da Prefeitura de Camaçari e 10 do SAMU-192, duas de suporte avançado. Outros 38 carros da Secretaria de Saúde (Sesau), também contam o sistema.

A iniciativa é de extrema importância para a qualidade do serviço que é prestado a população. Com os aparelhos de GPS, é possível localizar os veículos em tempo real e realizar uma melhor gestão da frota.

O GPS também permite que a central tenha informações das rotas percorridas pelos veículos, o tempo e a distância de cada uma. Com o controle da frota, é possível evitar a dispersão dos veículos no horário de expediente.

O monitoramento dos veículos ainda contribui para a otimização dos serviços administrativos, a exemplo da emissão de relatórios e a confecção de dados estatísticos.

SAMU REGIONAL
Desde 2008 que Camaçari é responsável pelo gerenciamento dos trabalhos do SAMU-192 em Dias D’Ávila, Conde, Pojuca, Mata de São João e São Sebastião do Passé.

O serviço conta com 21 médicos, 10 auxiliares de regulação médica, seis rádios operadores, 20 condutores, 12 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, dois técnicos administrativos, quatro coordenadores e cinco auxiliares.

EXEMPLO
O serviço prestado pelo SAMU-192 em Camaçari é considerado referência no Estado. Semana passada, a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) assinou convênio com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Sírio-Libanês, para capacitação da população e profissionais da saúde em emergências cardiovasculares.

O Município é o único do Nordeste selecionado para implantação do projeto piloto que começa a funcionar em maio com os cursos de capacitação para funcionários da saúde e professores e alunos da rede pública.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.