Monitoramento eletrônico será reestruturado

Iwwa Agência
Publicado 13/04/2010 12:04:35

O sistema de monitoramento eletrônico de Camçari vai passar por reestruturação. Há quase dois anos em funcionamento, as câmeras vêm ajudando a mudar a realidade do Município, garantindo mais segurança à população.

Ao todo, são 38 equipamentos, sendo 36 em pontos fixos e dois itinerantes. De forma pioneira na Bahia, a Prefeitura comprou 20 dos equipamentos. Os outros 18 foram adquiridos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A reestruturação vai potencializar e melhorar os serviços. Estão previstos o aumento do número de monitores de dois para quatro, o armazenamento das imagens que passaram de oito para 30 dias, o aumento no número de computadores e telas de apresentação das imagens, além da implantação do sistema de refrigeração e parte elétrica da central de monitoramento, que ganha ainda um acesso especial.

Com o objetivo de expandir o sistema e beneficiar o maior número possível de órgãos públicos com as imagens fornecidas pelas câmeras, a central de monitoramento vai contar com servidores permanentes da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT), da Defesa Civil e do Pronasci, que utilizarão os dados para elaborar políticas públicas mais eficazes dentro das suas respectivas áreas.

A implantação das câmeras reflete a preocupação da Prefeitura com a segurança dos moradores e a busca por alternativas que auxiliem e descentralizem a ação da polícia. As câmeras ajudam ainda na identificação dos focos de violência, combatidos não só com a ostensividade policial, mas através de projetos que promovam o resgate social das comunidades, como é o caso dos bairros Phocs 1, 2 e 3, que reduziram o índice de violência através das ações do Pronasci.

CAPACIDADE
As câmeras de segurança monitoram 24 horas e transmitem as imagens em tempo real para a central, que fica no 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro Ponto Certo. Os equipamentos registram até 900 metros de distância e podem rodar até 360 graus, na horizontal, e 180 na vertical. As câmeras são instaladas a uma altura de sete metros junto com um rádio transmissor.

A aquisição do sistema de monitoramento representou um investimento de R$ 722 mil da Prefeitura e R$ 409 mil do Pronasci. No momento, das 36 câmeras de monitoramento, duas estão em manutenção, duas serão remanejadas e as outras duas aguardam a escolha de novos locais para a instalação.

A gestão do projeto do Sistema de Monitoramento fica a cargo da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação da Prefeitura (CCTGI), vinculada à Secretaria da Administração (Secad). Os resultados são monitorados pela Coordenação Municipal de Segurança, gerida pelo coronel Aloysio Campos Filho.

Foto: Agnaldo Silva

Município conta com 38 câmeras de segurança -

Mais Notícias

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e movimenta comércio local

Último dia do Arraial da Praça Abrantes promove diversão e moviment...

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (4)

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Inclusão marca 32ª Corrida 2 de Julho em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us