Módulo de Cadastro Mobiliário deve ser implantado no mês de agosto

Iwwa Agência
Publicado 07/07/2010 04:07:40

O novo Sistema Tributário da Secretaria da Fazenda de Camaçari (Sefaz) está previsto para funcionar no mês de setembro. Por enquanto, está em uso o módulo de gestão do IPTU.

A expectativa é de que no início de agosto entre em atividade o sistema de Cadastro Mobiliário, que dispõe de emissão de TFF (Taxa de Fiscalização do Funcionamento), da 2ª via de ISS (Imposto Sobre Serviços) e cálculo.

Os benefícios podem ser sentidos pelos contribuintes, que contam com algumas facilidades na hora de pagar tributos em atraso. Através da nova ferramenta, o cidadão tem a opção de receber uma guia única com os débitos recalculados e a data de pagamento definida.

Dessa forma, o documento poderá ser liquidado na agência bancária de preferência do contribuinte. A guia pode trazer também as parcelas que ainda vão vencer.

Pelo sistema antigo, ainda em uso para a realização de alguns serviços, os impostos que não são pagos dentro do prazo só podem ser quitados no Banco do Brasil.

Outro aspecto positivo é a otimização de custos e a eliminação de transtornos devido à impossibilidade de visualizar os documentos antes da impressão.

A modificação dá mais segurança e satisfação ao cliente, que não precisará voltar a CAM por conta de guias com erros de informação.

Até o final do segundo semestre deste ano ainda está prevista a descentralização dos serviços para emissão de certidão negativa e segunda via de documentos, a exemplo de IPTU, ISS e TFF. O acesso será via internet.

Atualmente mecanismo como o disque tributo, contactado através do (71) 3621-6699, facilita o dia-a-dia da população.

Os moradores também podem solicitar serviços pelo e-mail tributos@camacari.ba.gov.br, ou tirar dúvidas e realizar downloads de documentos e formulários através do portal da Sefaz, no endereço www.sefaz.camacari.ba.gov.br.

SISTEMA

Além dos módulos de IPTU e Cadastro Mobiliário, o CPqD Gestão Pública, como é chamado o novo Sistema Tributário do Município, é formado por mais seis sistemas, dentre eles o de Taxas, Dívida Ativa, Parcelamentos, Levantamento Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica e ISS Web.

Em cada módulo é feita a adequação à legislação do Município, a importação dos dados e o treinamento dos usuários que irão operar o sistema.

Na medida em que os módulos forem concluídos serão integrados ao software e disponibilizados para uso

Foto: Divulgação

O Sistema será acessado pelo portal da Sefaz -

Mais Notícias

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 2022-23

Guarajuba e Itacimirim renovam selo Bandeira Azul para temporada 20...

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do Papagaio em Jauá

Comunidade e poder público se reúnem para tratar sobre a Praça do P...

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Conviver e familiares

Sedes promove encontro com palestras temáticas para os idosos do Co...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us