As feiras livres e mercados de Camaçari têm recebido atenção especial. Além dos espaços, os feirantes também são beneficiados com capacitação e profissionalização. As ações fazem parte do projeto Feira Padrão, que tem o objetivo de revitalizar os centros comerciais do Município.
Em outubro, os feirantes participam de cursos de qualificação, através do Banco do Povo, e palestras com técnicos da Vigilância Sanitária sobre a forma correta de manipular alimentos.
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) fez o levantamento da quantidade de feirantes de Camaçari e realizou o cadastro informatizado. Com isso, é possível observar a situação dos profissionais e acompanhar o crescimento das feiras e mercados.
O Feira Padrão modernizou e padronizou as barracas dos centros comerciais e uniformizou os feirantes com aventais, toucas e crachás de identificação, de acordo com o setor em que trabalham.
Camaçari conta com diversas feiras livres e cinco mercados municipais, localizados em Barra do Pojuca, Monte Gordo, Nova Vitória, Parafuso e Gleba E.
O programa Feira Padrão conta com a parceira das secretarias de Saúde (Sesau), de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), de Indústria, Comércio e Serviços (Seinc) e de Agricultura e Pesca (Seap).

Centro Comercial de Barra do Pojuca foi totalmente reformado -