A 2ª Parada do Orgulho Louco de Camaçari, realizada na tarde desta terça-feira (17/05), comemorou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18/05). O evento reuniu cerca de 100 pessoas no Centro Administrativo que, em seguida, partiram em caminhada para a Câmara Municipal, onde foi realizada uma sessão especial.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Município, Célia Baqueiro, o objetivo da mobilização é promover, cada vez mais, a inclusão das pessoas portadoras de transtornos mentais na sociedade, além de fortalecer as políticas públicas em prol deste grupo.
Para Genelise Pereira da Silva, moradora do bairro da Gleba H e mãe de Erique dos Santos, de 15 anos, usuário da Rede Municipal de Saúde Mental, a iniciativa colabora com a socialização e luta pela garantia dos direitos de todas as pessoas.
Animado, Erique participou de toda caminhada e cantou durante todo o percurso. “Estou feliz em participar desta festa com todas estas pessoas”, disse o garoto.
REDE DE SAÚDE MENTAL
Atualmente, a Rede de Saúde Mental de Camaçari tem cerca de 2.500 usuários cadastrados, que recebem atendimento no Caps (Centro de Apoio Psicossocial) e no Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme).
A Secretaria da Saúde do Município (Sesau) ainda garante aos usuários os medicamentos psicoativos, distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde ou no Cesme.