Mobilização para detectar doença

Iwwa Agência
Publicado 22/08/2012 03:08:34

A Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) realiza nesta quinta-feira (23/08) uma mobilização na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Gravatá. O intuito é identificar pessoas que apresentem sinais e sintomas da Hanseníase.  

A iniciativa, voltada para os moradores dos bairros Gravatá, Gleba A, Cristo Redentor, Mangueiral, Ficam II e Alto da Cruz, acontece das 8h30 às 12h. Na ocasião, os profissionais da saúde irão mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença, além de identificar, atender e iniciar o tratamento. A programação inclui ainda exposição de filmes e realização de palestras sobre hanseníase.

A ação vai contar com a participação de técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. Os pacientes serão tratados na USF do Gravatá e caso apresente alguma complicação e necessite de atendimento mais especializado, serão direcionados para a Unidade de Referência Secundária em Hanseníase, na Policlínica do Centro.   

A mobilização dos moradores começou na última semana, com o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde, através de visitas domiciliares e de distribuição de folhetos informativos. Antes de iniciar a busca ativa nos bairros, os agentes de saúde participaram de uma oficina de capacitação.

DOENÇA

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos, provocando inflamação, manchas na pele e alteração da sensibilidade. Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado.

O tratamento e a distribuição de remédios são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

 

 

 

Foto: Agnaldo Silva

Inciativa para detectar hanseníase na USF do Gravatá -

Mais Notícias

Finais de campeonatos de futebol agitam o fim de semana em Camaçari

Finais de campeonatos de futebol agitam o fim de semana em Camaçari

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram entregues

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram en...

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us