Mobilização para detectar doença

Iwwa Agência
Publicado 22/08/2012 03:08:34

A Sesau (Secretaria Municipal da Saúde) realiza nesta quinta-feira (23/08) uma mobilização na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Gravatá. O intuito é identificar pessoas que apresentem sinais e sintomas da Hanseníase.  

A iniciativa, voltada para os moradores dos bairros Gravatá, Gleba A, Cristo Redentor, Mangueiral, Ficam II e Alto da Cruz, acontece das 8h30 às 12h. Na ocasião, os profissionais da saúde irão mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença, além de identificar, atender e iniciar o tratamento. A programação inclui ainda exposição de filmes e realização de palestras sobre hanseníase.

A ação vai contar com a participação de técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. Os pacientes serão tratados na USF do Gravatá e caso apresente alguma complicação e necessite de atendimento mais especializado, serão direcionados para a Unidade de Referência Secundária em Hanseníase, na Policlínica do Centro.   

A mobilização dos moradores começou na última semana, com o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde, através de visitas domiciliares e de distribuição de folhetos informativos. Antes de iniciar a busca ativa nos bairros, os agentes de saúde participaram de uma oficina de capacitação.

DOENÇA

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, um parasita que ataca a pele e os nervos periféricos, provocando inflamação, manchas na pele e alteração da sensibilidade. Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado.

O tratamento e a distribuição de remédios são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

 

 

 

Foto: Agnaldo Silva

Inciativa para detectar hanseníase na USF do Gravatá -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.