Mobilização é tema de reunião

Iwwa Agência
Publicado 25/02/2014 03:02:09

A Sesau (Secretaria da Saúde) realizou, na tarde de terça-feira (25/02), uma reunião com os profissionais das unidades de saúde do Município para definir os últimos detalhes da Campanha Emergencial contra o Sarampo. A meta é imunizar 19.096 crianças com idade de 6 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Durante a reunião, realizada no auditório 02 da Cidade do Saber, ficou definido que todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e as USF (Unidades de Saúde da Família) irão participar da campanha, que teve início nesta terça e segue até o dia 14 de março. Os profissionais ainda tiveram informações do alerta da situação epidemiológica do sarampo.

De acordo com a enfermeira da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Nogueira, a campanha tem objetivo de impedir que ocorra um surto da doença no Município.

Os pais ou responsáveis podem levar as crianças a qualquer unidade de saúde com o cartão de vacina para tomar a dose contra o sarampo. Mulheres de até 49 anos e homens de até 39 anos, também podem tomar a vacina, desde quando apresente o cartão de vacinação e queira se prevenir caso fique fora do Município.

A vacina não deve ser tomada por gestantes e indivíduos que estejam fazendo uso de corticoides e que tenha presença de imunossupressão congênita ou adquirida.

SARAMPO

O Sarampo é uma doença viral, extremamente contagiosa e muito comum na infância. A doença é transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas.

Os sintomas iniciais aparecem de oito a 12 dias após a infecção e incluem febre alta, olhos vermelhos e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.

 

Slideshow | 3 fotos

Mobilização é tema de reunião

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Medicamentos

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Me...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.