Missa homenageia Paulo Tonucci

Iwwa Agência
Publicado 30/07/2012 11:07:17

O prefeito Luiz Caetano e o governador Jaques Wagner prestigiaram, neste domingo (29/07), a missa em homenagem à memória de padre Paulo Tonucci, realizada na Catedral São Thomaz de Cantuária em Camaçari.

A missa foi celebrada pelo bispo de Camaçari, dom João Carlos Petrini, e contou com a presença do irmão de padre Paulo Tonucci, o arcebispo de Loretto, na Itália, dom Giovanni Tonucci.

Durante a celebração, dom Giovanni agradeceu a presença dos políticos e dos fiéis. “Fico muito feliz por todas essas homenagens e principalmente por conhecer as pessoas que estiveram ao lado do meu irmão em tantas lutas”, ressaltou.

O bispo de Camaçari, dom João Petrini lembrou a amizade entre Paulo Tonucci, o prefeito Caetano e o governador Wagner. “É uma honra para nossa Igreja saber que um padre foi tão importante para a formação política e pessoal desses dois homens”, comentou.

Dom Petrini lembrou ainda que o padre chegou a Camaçari no momento em que a cidade e o Polo Industrial se consolidavam, após a ditadura e que “sempre esteve envolvido com as causas políticas”.

Além da missa em homenagem ao padre Paulo Tonucci, no sábado (28/07) foi realizado, na Casa do Trabalho, um seminário com o tema Restaurando e Revigorando Nossas Raízes.

A iniciativa, cujo objetivo foi homenagear a vida e obra do padre Paulo Tonucci, contou as presenças de amigos pessoais dele, como o padre italiano Renzo Rossi, a presidente da Apito (Associação Padre Paulo Tonucci), Délia Boninsegna, historiadores e estudiosos da Igreja Católica, além do irmão de Paulo Tonucci, dom Giovanni que veio da Itália especialmente para participar das homenagens.

 

PADRE PAULO TONUCCI

Padre Paulo Tonucci nasceu em 4 de maio de 1939, na cidade de Fano, Itália. Chegou a Camaçari no ano de 1981, onde residiu até 1994, quando faleceu vítima de um câncer. Líder atuante, padre Paulo lutava por causas políticas e sociais. Ele colaborou com a estruturação de Camaçari, tanto no campo político, como no religioso, e foi o idealizador de construções como a Igreja Matriz, hoje Catedral São Thomaz de Cantuária, de cinco igrejas em bairros da cidade e da Chácara dos Padres, local utilizado atualmente para a formação dos padres que atuam nos Municípios e que integram a diocese. 

 

Slideshow | 4 fotos

Missa homenageia Paulo Tonucci

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.