O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal (ISSM) de Camaçari é um dos primeiros do estado a ter um funcionário com certificado profissional da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid), estabelecido pela portaria de n° 155, do Ministério da Previdência Social.
O diretor Administrativo-Financeiro do ISSM, Genésio Freitas Souza, gestor dos recursos do Instituto, foi aprovado na semana passada, no exame de certificação desenvolvido pela Anbid.
De acordo com a portaria, o responsável pela gestão dos recursos dos regimes próprios de previdência social tem que ser aprovado em exame de certificação, organizado por entidade autônoma de reconhecida capacidade técnica e difusão no mercado brasileiro de capitais.
Segundo o superintendente do ISSM de Camaçari, Natanael Fernandes, a folha de pagamento de pensionistas e aposentados supera o valor de R$ 1 milhão por mês e o instituto, ainda conta com aproximadamente R$ 40 milhões em aplicações financeiras.
Criado em 1993 o ISSM é o regime próprio de previdência. O objetivo é facilitar o trabalho do Município no processo de aposentadoria do funcionário público. Atualmente, o instituto conta com cerca de 4 mil servidores, entre aposentados e pensionistas.
O Instituto orienta os funcionários nos procedimentos necessários e encaminhamento para recebimento de pensão, salário família, salário maternidade, auxílio doença e auxílio reclusão.
FÓRUM
Nos dias 01 e 02 de outubro, o ISSM realiza no teatro da Cidade do Saber Raymundo Pinheiro, o primeiro Fórum da Bahia dos Regimes Próprios de Previdência Social. O objetivo é fortalecer a imagem e o conceito do regime de previdência do Município e mostrar a importância e vantagens para os servidores.