Meninas aprovam vacinação em escolas

Iwwa Agência
Publicado 10/03/2014 03:03:26

“A iniciativa de vir até a escola para vacinar foi excelente. Sei a importância dessa vacina, que agora é distribuída gratuitamente para todas nós”, essa foi a avaliação da estudante Brenda Xavier, de 12 anos, ao ser imunizada na manhã desta segunda-feira (10/03), durante abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), no Centro Educacional Marques de Abrantes, em Vila de Abrantes.

Além dela, a vacina foi distribuída para outras garotas da unidade de ensino, com idades entre 11 e 13 anos, público alvo da campanha. Também protegida contra o vírus, a estudante Thaiane Andrade, de 11 anos, afirmou que a mãe aceitou na hora a solicitação da Sesau (Secretaria da Saúde) para aplicar a imunização. “Realizar a vacinação na escola é muito mais prático para nós”, ressaltou a estudante.

De acordo com a coordenadora interina de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Ana Paula Nogueira, a campanha adota todas as diretrizes do Ministério da Saúde e o Município aplicou as vacinas nas unidades de ensino da rede pública e privada, para atingir de forma mais rápida e eficaz todas as meninas.

A iniciativa da Sesau também foi elogiada pela coordenadora do Centro Educacional Marques de Abrantes, Virginia Freitas, que afirmou ser uma excelente estratégia, principalmente porque às vezes os prazos de vacinação passam despercebidos e, desta forma, nenhuma criança ficará sem a dose.

A campanha segue até o dia 10 de abril e a meta da Sesau é vacinar 7 mil meninas. Além da aplicação das doses nas unidades de ensino, a imunização é aplicada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Para vacinar é necessário levar o RG ou certidão de nascimento, além do cartão de vacina, este último se possuir.

No ato da vacina, as meninas recebem o termo de agendamento para lembrar a segunda dose, que deve ser aplicada seis meses após a primeira (1º a 12 de setembro). A terceira e última e dose deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose.

Além da imunização no Marquês de Abrantes, as vacinas foram aplicadas nas escolas municipais Clube de Mães e Municipal Denise Tavares e também no CEMA (Centro Educacional Miguel Alves), na Escola Dom Pedro II, no Colégio Claude Monet e, excepcionalmente de porta em porta, nas residências da comunidade de Cajazeiras de Abrantes. Todas as unidades de ensino do Município serão contempladas.

VACINA

A vacina distribuída pela rede é a quadrivalente, responsável por prevenir contra quatro tipos de vírus do HPV, responsáveis por causar lesões pré-cancerosas e cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus. Atualmente, o câncer do colo do útero representa a segunda principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres do Brasil.

Slideshow | 5 fotos

Meninas aprovam vacinação em escolas

Mais Notícias

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

Atrações diversificadas animam Agenda Cultura

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

SIS-Sedur oferta novos serviços a partir desta quarta-feira (20)

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreendedora

Sedec abre inscrições para nova turma do Trilha de Gestão Empreende...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.