Memorial conta história do Pólo de Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 09/07/2008 10:07:04

A população de Camaçari agora conta com mais um instrumento de cultura, informação e lazer. Com o Memorial do Pólo, crianças, jovens e adultos vão poder conhecer um pouco mais da história do Município e do Complexo Industrial, responsável por parte do desenvolvimento da cidade e por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.

O espaço, de aproximadamente 200 metros quadrados, mostra de forma interativa e dinâmica a instalação e o crescimento do Pólo. Modernos recursos de multimídia, jogos interativos, painéis, fotos, mapas e documentários ajudam a contar a história do complexo, desde a implantação, como unidade de produção petroquímica, até a ampliação e transformação no maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, com instalação de fábricas de automóveis, pneus, CD e DVD.

O centro de referência e informação também mostra o processo de transformação da matéria-prima até chegar a casa das pessoas, como tintas, detergentes, plásticos, carros e materiais feitos através de produtos recicláveis. Para o superintendente geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Guimarães Pereira, o memorial “marca uma nova fase de relacionamento entre as empresas do Pólo e a população do Município”.

A idéia é informar de forma didática e lúdica os benefícios sócio-econômicos através da geração de emprego, renda e de produtos e serviços que fazem parte do cotidiano. O complexo industrial de Camaçari, que gera cerca de 15 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, é formado por mais de 90 empresas de variados setores, como automotivo, pneus, metalúrgico, têxtil, celulose e serviços.

Inaugurado na noite de terça-feira (08/07), o memorial funciona na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. A visitação é gratuita e aberta a toda população. Escolas que desejarem conhecer o espaço devem agendar visita.

O centro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com cinco monitores capacitados. Idealizado do Cofic, o projeto foi desenvolvido pela museóloga Ângela Petitinga e pelo arquiteto Chico Mazzoni, da Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental.

Mais Notícias

Seduc realiza escutas dos comitês escolares para planejar ano letivo 2021

Seduc realiza escutas dos comitês escolares para planejar ano letiv...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de Janeiro de 2021

Camaçari tem a primeira pessoa vacinada para Covid-19

Camaçari tem a primeira pessoa vacinada para Covid-19

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.