Os membros do Conselho de Cultura de Camaçari tomam posse quarta-feira (16/06), às 8h, no auditório da Prefeitura.
A iniciativa vai permitir um grande avanço para a implantação de políticas públicas que mantenham os costumes locais e ampliem o número de projetos culturais.
De acordo com o secretário da Cultura (Secult) e então presidente do Conselho e do Fundo de Cultura, Vital Vasconcelos, dentre as primeiras ações da entidade, que tem papel fiscalizador, estão a elaboração do regimento interno, previsto para ser entregue em 30 dias, bem como a criação de editais e prêmios para financiamento de projetos da sociedade civil, através do Fundo Municipal de Cultura.
Um senso cultural está entre as demandas do Conselho. A iniciativa será o primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que trará políticas públicas para os próximos 10 anos.
A eleição do Conselho de Cultura de Camaçari foi realizada em maio. De acordo com Vital Vasconcelos, “apesar do processo eleitoral ter ocorrido este ano, a realidade cultural do Município mudou desde outubro de 2009, quando a lei que deu origem ao órgão foi sancionada”.
CONSELHO
O conselho é composto por 12 membros da sociedade civil e 11 do governo, com igual número de suplentes.
Dos representantes da sociedade civil, nove foram eleitos e três serão definidos pela Associação Comercial de Camaçari (ACEC), o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e o Instituto Raimundo Pinheiro.
Já o governo está representado por servidores das Secretarias da Cultura (Secult), do Esporte e Lazer (Sedel), do Desenvolvimento Social (Sedes), da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Urbano (Sedur), do Governo (Segov), da Fazenda (Sefaz) e do Turismo (Setur).
A entidade vai representar os segmentos artísticos da cidade, como dança, teatro, música, literatura, produção cultural, áudio visual, radiodifusão e novas mídias, artes visuais, artesanato e patrimônio cultural.
O mandato do Conselho é de três anos.