Membros da entidade são empossados

Iwwa Agência
Publicado 16/06/2010 03:06:09

Tramita na Câmara de Vereadores de Camaçari o projeto de Lei nº 665/10, que institui os procedimentos de tombamento e registro para proteção do patrimônio histórico e cultural do Município.

A notícia foi dada nesta quarta-feira (16/06) durante a cerimônia de posse dos 45 membros do Conselho Municipal de Cultura. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura.

Presente a solenidade, o prefeito Luiz Caetano afirmou que a iniciativa marca a história cultural do Município. “Não quero a cultura entre quatro paredes. Vamos botar a cultura nas ruas”, disse.

A elaboração do regimento interno do Conselho é a pauta do primeiro encontro da entidade, prevista para acontecer às 14h do dia 5 de julho, em local ainda a ser definido.

Dentre as ações a serem realizadas pelo Conselho estão a criação das políticas de editais para financiamento de projetos artístico-culturais e o censo cultural para a construção do Plano Municipal de Cultura, que prevê ações para os próximos 10 anos.

“O diálogo e o entendimento foram os sentimentos que marcaram o sucesso das ações empreendidas pela Secretaria da Cultura (Secult)”, é o que afirma o secretário e presidente do Conselho, Vital Vasconcelos.

Da mesma forma pensa a representante da Secretaria de Cultura do Estado, Saliha Rachid, que parabenizou Camaçari pela iniciativa. “É emocionante participar de um evento de posse com um auditório lotado. Isso demonstra a força e a importância da cultura para o Município”.

De acordo com Isabel Cely, representante da Companhia Teatral Corpo Cênico e integrante do grupo de Teatro Amador de Camaçari (TAC), valeu a pena esperar e assistir esse momento histórico.

“Foi uma longa gestação, mas fico feliz em poder ver nascer essa linda criança”, brinca Cely, que também é membro no Conselho.

CONSELHO

O Conselho Municipal de Cultura vai permitir um grande avanço na implantação de políticas públicas de preservação dos costumes locais e ampliação de projetos.

O Conselho é composto por 12 membros da sociedade civil e 11 do governo, com igual número de suplentes.

A entidade vai representar os segmentos artísticos da cidade, como dança, teatro, música, literatura, produção cultural, áudio visual, radiodifusão e novas mídias, artes visuais, artesanato e patrimônio cultural.

O mandato dos membros do Conselho é de três anos. No primeiro mandato, o cargo da presidência fica sob a responsabilidade do secretário da Cultura do Município, e nos seguintes, será definido pelos conselheiros.

Slideshow | 3 fotos

Membros da entidade são empossados

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.