Médicos recomendam cuidado redobrado contra a dengue

Iwwa Agência
Publicado 06/04/2009 07:04:42

Febre alta com dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos são os principais indícios da doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Quem sentir algum dos sintomas deve procurar um médico o mais rápido possível e ingerir muito líquido, porque a dengue se combate, basicamente, com hidratação.

A médica da Policlínica de Camaçari, Maria do Carmo Medeiros, explica que as pessoas que sentirem alguns dos sintomas devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima para a realização de exames específicos que confirmem a doença.

Maria do Carmo diz ainda, que para a pronta recuperação o paciente deve ficar de repouso e beber bastante líquido.

O tratamento indicado para adultos é o mesmo utilizado com crianças. No entanto, a médica pediatra Sandra Sena, orienta que os remédios que contêm ácido acetilsalicílico, assim como os anti-inflamatórios não devem ser tomados, pois podem causar sangramentos.

TIPOS
Há quatro tipos de dengue no Brasil. A médica da Policlínica, Maria do Carmo, explica que os mais comuns são os tipos 1 e 2. “A pessoa que já foi contaminada por um dos quatro vírus fica imune pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectado”, afirma.

Em casos de reincidência, a doença se manifesta de forma mais grave que a anterior. Por isso, a médica Maria do Carmo Medeiros ressalta, “quanto antes à doença for diagnosticada, maiores são as chances de uma rápida recuperação”.

Foto:

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.