Camaçari é um dos seis municípios baianos a contar com profissional de hematologia credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), segundo dados do Governo Federal. O serviço é oferecido na Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), somente aos portadores da enfermidade.
O paciente recebe atendimento inicial com uma médica hematologista e homoterapêuta todas as sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. O encaminhamento ao local é feito através das Unidades de Saúde da Família (USF) ou de demanda própria.
O hematologista é quem avalia o paciente e o encaminha para realização do eletroforese de hemoglobinas, exame que detecta a anemia falciforme. Caso haja confirmação, é garantido atendimento especializado, conta a médica Maria das Mercês Porto Borja.
Camaçari é a primeira, depois de Salvador a implantar uma unidade especializada no atendimento a pessoa com doença falciforme, de acordo com o coordenador da Unifal, Tiago Novais.
A unidade oferece ainda atividades e palestras educativas, acompanhamento com assistente social, mais o encaminhamento para exames laboratoriais, vacinas e medicamentos especiais. Atualmente, existem cerca de 300 cadastrados.
A Unifal integra o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que reúne, em uma só estrutura, outras duas importantes especialidades, o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e o Centro de Oncologia (Ceonc). O Cuidar funciona na rua da Rodoviária, 178, Centro.

Unidade de apoio a pessoa com doença falciforme funciona no Cuidar -