Médico hematologista amplia atendimento da Unifal

Iwwa Agência
Publicado 14/10/2009 11:10:41

Camaçari é um dos seis municípios baianos a contar com profissional de hematologia credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), segundo dados do Governo Federal. O serviço é oferecido na Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), somente aos portadores da enfermidade.

O paciente recebe atendimento inicial com uma médica hematologista e homoterapêuta todas as sextas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. O encaminhamento ao local é feito através das Unidades de Saúde da Família (USF) ou de demanda própria.

“O hematologista é quem avalia o paciente e o encaminha para realização do eletroforese de hemoglobinas, exame que detecta a anemia falciforme. Caso haja confirmação, é garantido atendimento especializado”, conta a médica Maria das Mercês Porto Borja.

Camaçari é a primeira, depois de Salvador a implantar uma unidade especializada no atendimento a pessoa com doença falciforme, de acordo com o coordenador da Unifal, Tiago Novais.

A unidade oferece ainda atividades e palestras educativas, acompanhamento com assistente social, mais o encaminhamento para exames laboratoriais, vacinas e medicamentos especiais. Atualmente, existem cerca de 300 cadastrados.

A Unifal integra o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que reúne, em uma só estrutura, outras duas importantes especialidades, o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e o Centro de Oncologia (Ceonc). O Cuidar funciona na rua da Rodoviária, 178, Centro.

Foto: Carol Garcia

Unidade de apoio a pessoa com doença falciforme funciona no Cuidar -

Mais Notícias

Camaçari segue decreto estadual e estabelece uso de máscaras e comprovação de vacina

Camaçari segue decreto estadual e estabelece uso de máscaras e comp...

Nota da Sesau sobre paciente internada no PA Dr. Artur Sampaio

Nota da Sesau sobre paciente internada no PA Dr. Artur Sampaio

Vigilância em Saúde de Camaçari realiza seminário municipal

Vigilância em Saúde de Camaçari realiza seminário municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us