Acontece sexta-feira (05/12), em Camaçari, a segunda etapa da Provinha Brasil, voltada para estudantes do 2º ano de escolarização de todas as unidades de ensino do Município. A prova vai ser aplicada no horário de estudo do aluno. Pela manhã será das 8h às 10h e à tarde das 13h30 às 15h.
O exame é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de avaliar o nível de alfabetização das crianças das escolas públicas.
A primeira etapa serviu para diagnosticar possíveis distorções no processo de aprendizagem inicial da criança. Com o resultado, os professores fizeram intervenções para corrigir as insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
Na segunda etapa, vão ser observados e analisados se as intervenções adotadas sanaram os problemas e se a criança está lendo e escrevendo. De acordo com Cássia Verena, coordenadora setorial e fundamental da Secretaria da Educação (Seduc), a prova será diferenciada para aumentar o grau de dificuldade, a fim de verificar as competências e habilidades necessárias ao 2º ano após a alfabetização.
Depois da prova, os coordenadores da rede municipal se reúnem com os professores das unidades escolares para avaliar a primeira e segunda etapas da Provinha Brasil. A finalidade é definir que caminhos serão seguidos a partir do resultado, que sai antes do encerramento das atividades escolares.

Município usa a tecnologia para melhorar qualidade do ensino -