O primeiro Março Mulher em Camaçari, atraiu centenas de pessoas ao estacionamento do Centro Comercial. São oferecidos atendimento em saúde, orientação jurídica e palestras.
O evento é uma realização da Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia (Sepromi), em parceria com os governos estadual e municipal.
Um dos serviços mais disputados é a emissão da carteira de identidade. Uma equipe do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) faz o agendamento para retirada da primeira e segunda via junto a unidade do Município. Foram disponibilizadas, gratuitamente, 100 inscrições para a confecção do documento.
Leilane Machado Nunes, 22 anos, foi a quinta da fila. Satisfeita, a dona de casa conta que na próxima segunda-feira (20/03) já pode ir ao SAC para pegar a segunda via da identidade. A idéia é ótima e é tudo muito rápido. Há muito tempo preciso tirar meus documentos, só que não tinha R$ 21,60 para pagar, diz.
A população também participa das atividades da Secretaria da Saúde (Sesau), que realiza palestras, distribuição de material educativo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e de três mil preservativos, exame de glicemia e aferição de pressão.
Para Florisvaldo Barbosa, o Março Mulher foi uma oportunidade de verificar a pressão. Fiz o teste de glicemia e o exame de pressão, conta o morador do Parque das Mangabas.
Quem precisou de informações jurídicas é atendido pela Secretaria da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom). Vim exigir que meu ex marido pague pensão alimentícia para minha filha de 15 anos. Já consegui marcar uma reunião para semana que vem na Seprom. Lá vamos tentar chegar a um acordo, comemora Odelândia dos Santos Silva.
Segundo a diretora da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Marília Cardoso, o Março Mulher tem como objetivo discutir com a sociedade os direitos da categoria e reduzir os índices de violência no estado.
A diretora ainda lembra que, através do disque-denúncia no número 3235-0000, a população pode colaborar com o trabalho da polícia.
A programação foi encerrada com o shows da Bamuca, Márcia Meirelles. O Março Mulher também teve apresentação do grupo de teatro Resistência, além da participação das equipes de karatê, ginástica rítmica e capoeira da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Palestras sobre direitos femininos refroçam a auto-estima -