Mapeamento ajuda planejamento do espaço urbano

Iwwa Agência
Publicado 24/03/2009 01:03:40

Camaçari recebeu nesta terça-feira (24/03) a visita de representantes do grupo espanhol Cadic, especialista em tecnologia de engenharia aérea. Na ocasião, foi feita a apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo. A empresa foi convidada pelo o prefeito Luiz Caetano, no final do ano passado, durante viagem a Madri.

No encontro foram apresentadas soluções em geoprocessamento, sistema que permite a descrição de imóveis, limites e características, através de mapas e imagens. De acordo com o secretário de Governo, Francisco Franco, as ferramentas otimizam o serviço público municipal e permitem a interação entre as secretarias.

O recurso faz um mapeamento detalhado da cidade e facilita o trabalho dos órgãos municipais, pois oferece informações geográficas relevantes para a definição de projetos a serem desenvolvidos.

A definição de novas rotas de trânsito, assim como locais com condições ideais para construção de conjuntos habitacionais, escolas e postos de saúde podem ser definidos com mais precisão com a utilização da ferramenta.

“O próximo passo é discutir as demandas de cada secretaria e se elas serão atendidas pelo sistema”, esclarece Luiz Karlos Barbosa, presidente do Comitê Gestor de Recursos Tecnológicos da Prefeitura.

Para o coordenador do setor de Tecnologia de Informação da secretaria da Fazenda (Sefaz), Paulo Marcelo Góes, o objetivo é de que as tecnologias adquiridas pela Prefeitura promovam a intersetorialidade da administração.

Para discutir amplamente sobre as soluções em geoprocessamento apresentadas pela Cadic, foi marcada uma reunião para o próximo dia 2 de abril, às 9h30, no gabinete do prefeito. Na ocasião os secretários apresentam as necessidades das pastas e avaliação se o sistema atende a demanda do Município.

A reunião contou com a participação do secretário de Governo (Segov), Francisco Franco, de Habitação (Sehab), Djalma Machado, e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Cupertino.

Participaram também representantes da secretaria da Sefaz, a gerente de Geoprocessamento da Sedur, Flávia Barbosa, e o presidente do Comitê Gestor de Recursos Tecnológicos, Luiz Karlos Barbosa.

Foto: Carol Garcia

Técnicos municipais conhecem sistema de geoprocessamento -

Mais Notícias

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Avenida Industrial Urbana terá trecho interditado para obras

Avenida Industrial Urbana terá trecho interditado para obras

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us