Mão de obra local é tema de reunião

Iwwa Agência
Publicado 05/02/2013 10:02:25

A inserção da mão de obra local foi um dos temas da reunião realizada na terça-feira (05/02) entre o prefeito Ademar Delgado e diretores da Jac Motors. Na ocasião, foi colocado que a implantação da montadora chinesa no Município vai gerar cerca de 13.500 empregos diretos e indiretos, ao que o gestor municipal solicitou que seja passada com antecedência a real necessidade da empresa “para apresentarmos a mão de obra e, se não tivermos pessoas capacitadas, qualificarmos os moradores da cidade”, frisou.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, a qualificação das pessoas ganhará o reforço do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que após o Carnaval irá se instalar no Município. Inicialmente a unidade vai funcionar em um local provisório, com 28 salas.

Segundo o diretor operacional da Jac Motors, Marcos Donizetti, existe ainda a possibilidade de se construir uma extensão da escola do Senai/Cimatec no terreno da fábrica, especialmente para a formação da mão de obra da empresa.

Ainda segundo Marcos Donizetti, a previsão é de que a terraplanagem do terreno e construção da fábrica sejam iniciadas nos meses de março e julho, respectivamente. A produção de carros, que será ampliada em mais 20 mil veículos por ano, e de caminhões de pequeno porte, com capacidade de carga de até 3,5 toneladas, está prevista para iniciar em outubro de 2014.

Estiveram presentes na reunião os secretários do Governo, Sérgio Paiva, da Fazenda, Camilo Pinto, e de Relações Institucionais, Anderson Santos, além da assessora chefe da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), Leila Dias, que representou a titular da pasta Ana Lúcia Costa e do gerente fiscal da Jac Motors, Gilberto Vilela.  Ainda prestigiaram o encontro a deputada estadual Luiza Maia (PT) e o vereador Otaviano Maia (PT).

FÁBRICA

A Jac Motors será construída no quilômetro 4,5, da BA-530, antiga via da Cetrel. O investimento previsto chega a R$ 1,1 bilhão e a capacidade produtiva no primeiro ano será de 40 mil automóveis. O terreno da montadora irá abrigar ainda um parque com 15 fornecedores.

PROJETO SOCIAL

Após o início da produção, o Grupo SHC, empresa que administra a Jac Motors, pretende construir uma escola em tempo integral para os moradores de Camaçari, com a oferta de vagas do ensino do infantil ao fundamental. A unidade escolar será construída próxima à fábrica. Atualmente, a montadora realiza um projeto semelhante em Trancoso, na cidade de Porto Seguro, que atende 1.200 alunos. 

 

Foto: Adeilson Carvalho

Prefeito em reunião com diretores da Jac Motors -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.