O resultado da solidariedade da população de Camaçari continua a levar felicidade por onde chega. Na manhã desta terça-feira (1/8), três instituições foram beneficiadas com a doação de cerca de 500 quilos de alimentos arrecadados com o Camaforró Solidário, além de cobertores, lençóis e roupas através da Campanha do Agasalho.
Mais duas instituições foram beneficiadas: o Centro de Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha (Cezar) – Construindo Histórias, na localidade de Estiva de Buris, em Vila de Abrantes, e o Centro de Reabilitação Gideões da Fé, na Cascalheira. Diante da necessidade vista numa primeira visita, a primeira-dama, Ivana Paula, retornou as Obras Sociais Semeadores do Amor, em Jauá, que trabalha com pessoas que estavam em situação de rua, e doou mais alimentos e agasalhos.
As doações e entregas foram realizadas através de campanhas da Prefeitura de Camaçari e do projeto Abrace Camaçari, que tem a primeira-dama, Ivana Paula, como diretora-presidente. “Me sinto gratificada em poder estar ajudando, compartilhando com eles, porque sei que a necessidade é grande. Se cada um de nós, moradores de Camaçari, contribuir com o que puder, vai proporcionar melhorias para essas pessoas”, afirmou. Já foram realizadas 33 entregas e o objetivo é atingir 100, até o final de agosto.
O Cezar é uma instituição de contra turno escolar e desenvolve um trabalho de cidadania, para 150 jovens de 4 a 17 anos. O espaço oferta diversos serviços como oficinas e consultas, além de ter uma orquestra. Através de parcerias, alguns dos jovens já saem encaminhados para o primeiro emprego.
O trabalho de reabilitação de álcool e drogas é realizado pelo Centro de Reabilitação Gideões da Fé, que recebe homens que estão dispostos a passar pelo tratamento e que também participam de oficinas. O espaço atende 73 pessoas e o diretor e fundador, Antônio Carlos Franco, falou sobre o projeto. “Estamos lutando para abrir um só para mulheres. Quero vidas, quero almas”. Além de alimento, a instituição também recebeu agasalhos.
O retorno as Obras Sociais Semeadores do Amor foi muito comemorada pelos beneficiados com a ação. Conhecido em Camaçari como “Bin Laden”, Adelino, 65 anos, que vivia próximo a linha do trem, é atendido pela instituição. “Vim bem magro para cá, não comia nada, agora estou bem forte”. E em tom de felicidade destacou “Olha o presente que a gente tá ganhando!”.
Na oportunidade, a primeira-dama e a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) conheceram as instalações das entidades. O vereador Gilvan Souza, acompanhou a entrega realizada no Cezar.