De acordo com dados da Secretaria da Habitação (Sehab) de Camaçari, mais de 5 mil pessoas realizaram cadastro para o programa Minha Casa, Minha Vida.
O mutirão terminou nesta sexta-feira (29/05), mas uma nova data e local serão divulgados para dar continuidade às inscrições.
A maioria dos inscritos é de mulheres, que representam pouco mais de 72% do total de pessoas cadastradas.
Ainda de acordo com os dados, maioria é de candidatos solteiros e com 2° grau completo. Segundo o secretário da Sehab, Djalma Machado, a iniciativa foi bastante positiva e contou uma estrutura organizada e transparente.
O secretário falou sobre a situação de 15 pessoas que realizaram a inscrição pelo site Dias Melhores, criado pelo governo do Estado. De acordo com Djalma Machado, as pessoas tiveram a inscrição cancelada e terão direito de fazer um novo cadastro quando for reaberto.
Só tem validade, a inscrição realizada na Casa do Trabalho, na sede, Prefeitura Avançada da Orla, em Vila de Abrantes, Associação dos Unidos Veteranos de Arembepe (Auva), e no colégio Hermógenes Bispo de Souza, em Monte Gordo. A atitude é uma forma de manter o controle absoluto do programa e evitar que eventuais irregularidades possam ocorrer.
Quem não conseguiu realizar inscrição até sexta-feira (29/05), não deve ficar preocupado. O cadastramento vai continuar e poderá ser feito na Secretaria da Habitação ou pela internet. O software está sendo desenvolvido pela Coordenadoria Central de Gestão de Tecnologia da Informação (CCGTI).
Camaçari vai contar com um sistema próprio de cadastro pela internet. A iniciativa visa beneficiar a população da cidade. O Município é um dos que mais crescem na Bahia. Com a implantação da rede de esgoto e os novos empreendimentos, a tendência é atrair mais pessoas que buscam melhores condições de vida. Mas o programa é para os moradores da cidade, conclui Djalma Machado.
O sistema da inscrição foi criado de forma a oferecer mais segurança e dados confiáveis. Os cadastros são únicos e as informações cruzadas para evitar discordância de dados. As inscrições foram feitas com total transparência, obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. As fichas possuem cores, numeração e perfuração diferenciadas para cada um dos dias, lembrou o secretário.
Djalma Machado disse que a estrutura montada na Casa do Trabalho foi pensada para oferecer conforto e tranquilidade aos moradores. Uma equipe de saúde esteve presente todos os dias do mutirão, que contou também com o apoio de profissionais da Defesa Civil para controlar a entrada das pessoas. A ação contou com a participação de cerca de 80 profissionais.
INVESTIGAÇÃO
A Prefeitura, através da Sehab e da Ouvidoria, encaminhou ofício ao promotor de Justiça, Luciano Pita, solicitando abertura de inquérito e cópia da matéria veiculada em uma emissora de televisão do Estado sobre as inscrições na Casa do Trabalho. De acordo com o material veiculado, estaria acontecendo venda de senhas por terceiros fora do local do cadastramento.
A Sehab informa que está a disposição para qualquer esclarecimento e que para evitar que a situação ocorra novamente, foi criado o disque denúncia Minha Casa, Minha Vida. As ligações podem ser feitas através do número 08002847325, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Cadastramento informatizado garante rapidez e eficiência -