Camaçari vive um importante momento no setor habitacional. Atualmente, o Município conta com 5.588 unidades em fase de construção ou finalização. O público-alvo são moradores com renda mensal familiar de até R$ 1.600,00.
A novidade fica por conta dos residenciais Caminho do Mar 1, 2 e 3, que acabam de chegar a Camaçari. Com investimento de R$ 85,5 milhões, cada condomínio contará com 500 unidades, dividas em sobrados.
Os empreendimentos, localizados na BA – 530, mais conhecida como a estrada da Cetrel, se encontram em fase de terraplanagem. As obras tiveram início em janeiro deste ano e devem ser concluídas em dois anos.
Além destes imóveis, estão em construção mais 1.488 unidades dos empreendimentos Parque das Algarobas 1, 2 e 3, no bairro Santa Maria. No bairro da Lama Preta, os 496 apartamentos da Chácara Santo Antônio já estão prontos.
Na via Parafuso, o Residencial Lucaia, com 460 apartamentos, já está pronto. O Praia da Penha, com 460 apartamentos, e o Praia de Mutá, com 500 unidades, estão em fase de construção.
De acordo com o secretário da Habitação, Djalma Machado, o condomínio Chácara Santo Antônio, o Residencial Lucaia, Praia da Penha e Praia de Mutá serão destinados aos moradores que serão remanejados das áreas incluídas no projeto de Revitalização Urbanística do Rio Camaçari. “As famílias já visitaram e aprovaram os novos imóveis”, informa o secretário.
Dentro da meta de reduzir o déficit habitacional do Município, Camaçari ainda conta com a construção de 166 residências no bairro Nova Vitória, através do Habitar Brasil BID (HBB).
No bairro Verdes Horizontes estão sendo construídas 144 casas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (Fnhis), que também é responsável pela requalificação do bairro Burissatuba, que prevê a construção de 287 moradias e melhoria de 87 casas.