Mais de 4 mil atendimentos em 3 anos

Iwwa Agência
Publicado 16/01/2012 02:01:06

Mais de quatro mil atendimentos em três anos de funcionamento. Esse é o saldo da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), centro de saúde responsável pelo acompanhamento de quase 400 pessoas portadoras de doença e traço falciforme em Camaçari.

Parte integrante do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que comemora três anos de inauguração no 5 de fevereiro, a Unifal oferece mais qualidade de vida e comodidade aos pacientes, que precisavam se deslocar para o Hemoba, em Salvador.

Camaçari é a primeira cidade do Nordeste, fora as capitais, a implantar uma unidade de atenção às pessoas com doença falciforme. Na Unifal, os pacientes contam com atendimentos de hematologia, serviço social, nutrição e marcação de exames especiais, a exemplo do doppler transcraniano, bioimagem e laboratoriais. Além disso, os usuários são encaminhados para as vacinas especiais.

De acordo com a médica hematologista da unidade, Mercês Borja, o atendimento aos pacientes é individualizado e realizado por uma equipe multiprofissional. “Aqui é a extensão da casa dos pacientes. Eles possuem uma carteirinha com nome e telefone do médico para o caso de qualquer necessidade”.

Com a implantação da Unifal, a Sesau (Secretaria da Saúde) passou a distribuir os medicamentos aos portadores de doença falciforme nas unidades de saúde, uma das diretrizes do Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Doença Falciforme, instituído em 2009.

Segundo o coordenador da unidade, Thiago Novais, o acompanhamento é realizado durante toda a vida do paciente, que é encaminhado à Unifal pela APAE, no caso de recém-nascidos, e pelas unidades de saúde do Município, Hospital Geral de Camaçari (HGC) e Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme.

Os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, formada por um médico hematologista, um nutricionista, um assistente social, um farmacêutico bioquímico, um coordenador e três auxiliares administrativos.

Além do atendimento médico, a pessoa conta com acompanhamento social. A Unifal conta com parcerias com diversas secretarias, como a do Desenvolvimento Social para a garantia de benefícios aos pacientes, com a de Educação na confecção de material informativo para professores da rede sobre anemia falciforme e a de Habitação para inscrição dos pacientes no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Foto: Wendell Wagner

Médica hematologista acompanha os pacientes -

Mais Notícias

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Sedap realiza 6ª compra do PAB nesta terça (24/5)

Sedap realiza 6ª compra do PAB nesta terça (24/5)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.