Mais de 4 mil atendimentos em 3 anos

Iwwa Agência
Publicado 16/01/2012 02:01:06

Mais de quatro mil atendimentos em três anos de funcionamento. Esse é o saldo da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), centro de saúde responsável pelo acompanhamento de quase 400 pessoas portadoras de doença e traço falciforme em Camaçari.

Parte integrante do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que comemora três anos de inauguração no 5 de fevereiro, a Unifal oferece mais qualidade de vida e comodidade aos pacientes, que precisavam se deslocar para o Hemoba, em Salvador.

Camaçari é a primeira cidade do Nordeste, fora as capitais, a implantar uma unidade de atenção às pessoas com doença falciforme. Na Unifal, os pacientes contam com atendimentos de hematologia, serviço social, nutrição e marcação de exames especiais, a exemplo do doppler transcraniano, bioimagem e laboratoriais. Além disso, os usuários são encaminhados para as vacinas especiais.

De acordo com a médica hematologista da unidade, Mercês Borja, o atendimento aos pacientes é individualizado e realizado por uma equipe multiprofissional. “Aqui é a extensão da casa dos pacientes. Eles possuem uma carteirinha com nome e telefone do médico para o caso de qualquer necessidade”.

Com a implantação da Unifal, a Sesau (Secretaria da Saúde) passou a distribuir os medicamentos aos portadores de doença falciforme nas unidades de saúde, uma das diretrizes do Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Doença Falciforme, instituído em 2009.

Segundo o coordenador da unidade, Thiago Novais, o acompanhamento é realizado durante toda a vida do paciente, que é encaminhado à Unifal pela APAE, no caso de recém-nascidos, e pelas unidades de saúde do Município, Hospital Geral de Camaçari (HGC) e Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme.

Os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, formada por um médico hematologista, um nutricionista, um assistente social, um farmacêutico bioquímico, um coordenador e três auxiliares administrativos.

Além do atendimento médico, a pessoa conta com acompanhamento social. A Unifal conta com parcerias com diversas secretarias, como a do Desenvolvimento Social para a garantia de benefícios aos pacientes, com a de Educação na confecção de material informativo para professores da rede sobre anemia falciforme e a de Habitação para inscrição dos pacientes no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Foto: Wendell Wagner

Médica hematologista acompanha os pacientes -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.