Mais de 20 municípios participam da capacitação do TCM-BA em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 20/05/2011 03:05:55

Durante a abertura do 2º Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com os Gestores Municipais – etapa Camaçari, o prefeito do Município e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Caetano, disse que é necessário ter transparência e eficiência com o dinheiro público.

Caetano agradeceu aos prefeitos, vereadores e técnicos de mais de 20 municípios baianos presentes no encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (20/05), no Teatro da Cidade do Saber. A primeira etapa foi em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia.

Sobre a importância em capacitar os corpos técnicos de prefeituras e câmara de vereadores, Caetano disse que sempre teve essa preocupação. “Quando assumi o governo de Camaçari, fiz questão de implantar, com celeridade, a Controladoria, Procuradoria do Município, Central de Licitação e o Plano Diretor para que pudesse realizar uma administração honesta e transparente”, disse.

O evento, direcionado aos municípios da Região Metropolitana e do Recôncavo Baiano, tem como objetivo capacitar os gestores e técnicos para evitar problemas nas contas públicas. A capacitação foi realizada através de parceria entre o TCM-BA e a UPB, com apoio da Prefeitura de Camaçari e do governo do Estado.

A escolha de Camaçari para sediar o encontro, de acordo com o conselheiro do TCM-BA, Plínio Carneiro, foi por conta da importância política e econômica que a cidade possui no Estado. “Além disso, a idéia em criar a capacitação foi uma parceria entre o presidente e conselheiro do TCM, Paulo Maracajá, com o prefeito Luiz Caetano”.

Na ocasião, Plínio Carneiro declarou que a capacitação para gestores e técnicos beneficia tanto as administrações municipais como o TCM-BA, já que socializa conhecimentos, tira dúvidas, evita pendências nas contas públicas e dá mais agilidade aos trabalhos do Tribunal.

Durante a manhã, os participantes assistiram aos debates técnicos sobre Gestão Pública Responsável, com o coordenador de Assistência aos Municípios do TCM, Antônio Dourado Vasconcelos, e sobre Operacionalização do SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria), com o analista de Controle Externo do Tribunal, Vitor Maciel.

A abertura do evento contou com a apresentação de alunas de balé da Cidade do Saber e as considerações dos prefeitos de Maragogipe, Sílvio José Santana, e de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, da deputada estadual Luiza Maia (PT), e do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, José de Elísio.

PRESENÇAS

Participaram ainda do encontro, secretários de Governo, Francisco Franco, da Administração, Ademar Delgado, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento do Turismo, Waldy Freitas, da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, da Habitação, Djalma Machado, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, mais o deputado estadual Bira Coroa (PT), os vereadores Cléber Alves (PT), Téo Ribeiro (PT), José Marcelino (PT), João Araújo (PT), Paulinho do Som (PT), Alfredo Andrade (PSB), e Jair Costa (PRB).

Estiveram presentes também a controladora Geral do Município, Sumaia Campos, o sub-procurador Jeffiton Ramos, os comandantes de Policiamento da RMS, coronel Sérgio da Natividade, e do 12º Batalhão de Camaçari, tenente coronel Demósthenes Luiz.

Slideshow | 5 fotos

Mais de 20 municípios participam da capacitação do TCM-BA em Camaçari

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças quilombolas contra Covid-19 acontece neste domingo (16)

Vacinação de crianças quilombolas contra Covid-19 acontece neste do...

Cidade do Saber abre matrículas na próxima segunda-feira (17)

Cidade do Saber abre matrículas na próxima segunda-feira (17)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.