Mais de 16 quilômetros de esgoto por mês

Iwwa Agência
Publicado 16/12/2008 07:12:58

A implantação do sistema de esgotamento sanitário, uma antiga aspiração da população de Camaçari que somente agora está se tornando realidade, caminha a passos largos.

O trabalho intenso da Secretaria de Saneamento tem garantido o assentamento de mais de 16 quilômetros de rede de esgoto por mês.

Como atualmente as obras vêm sendo realizadas em cerca de 30% dos bairros da cidade e em inúmeras localidades da orla marítima, inevitavelmente muitas ruas, nos mais diversos pontos do Município, se encontram esburacadas, ocupadas por máquinas e trabalhadores.

A Prefeitura está ciente de que, devido as obras, os moradores vêm enfrentado inconvenientes, por isso mesmo tem acelerado o andamento dos serviços, a fim de encerrá-los o mais rápido possível.

Como diz o prefeito Luiz Caetano, os transtornos de hoje são a garantia de comodidade e bem-estar para o futuro de toda a população de Camaçari.

Todas as ruas que foram esburacadas para a implantação do sistema de esgotamento sanitário serão inteiramente recuperadas, ganhando inclusive nova pavimentação asfáltica.

Em algumas, as obras já foram concluídas e a recuperação, como explica o secretário Everaldo Siqueira, só depende de o sol se firmar, pois a compactação exige que o terreno esteja totalmente seco, para que o trabalho seja bem feito.

Resultado de uma luta que o prefeito Luiz Caetano travou desde quando assumiu o mandato, em 2005, a implantação do sistema de esgotamento sanitário tem duas fontes de recursos.

Na orla marítima, onde os serviços beneficiam as localidades de Guarajuba, Monte Gordo, Itacimirim e Barra do Pojuca, as verbas são da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento), enquanto na sede do Município as obras, no valor de R$ 64 milhões, fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Antes dessas obras, somente 3% dos imóveis residenciais e comerciais de Camaçari dispunham de rede de esgoto.

Foto: Agnaldo Silva

A última etapa do serviço é a pavimentação da rua -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.