Mais de 1,3 mil atendimentos

Iwwa Agência
Publicado 23/12/2010 12:12:02

O Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), criado pela Prefeitura de Camaçari com o intuito de prestar atendimento jurídico gratuito para a população carente, fecha o ano com um total de 1.313 processos em curso.

Criado há três anos, o órgão atende cerca de 50 pessoas por dia. Os trabalhos são coordenados pelo advogado Augusto de Paula, com auxílio dos advogados Florentino Filho e Alan Coutinho, além de seis estagiários, todos moradores e estudantes de faculdades do Município.

De acordo com Augusto de Paula, 80% dos processos tramitam na área de família, sendo a maioria relacionada à pensão alimentícia e investigação de paternidade.

Segundo o coordenador, este ano foram resolvidos 704 processos. “Conseguimos auxiliar mais de setecentas famílias”, informa Augusto de Paula.

O Cajuc ainda oferece defesa aos munícipes fora da comarca de origem. “Nós defendemos também moradores de Camaçari que estejam respondendo a processos em outras cidades”, explica o coordenador.

Este ano foram realizadas 500 audiências, entre as varas cível e criminal. Os meses de maior incidência foram abril, outubro, novembro e dezembro. “Resolveríamos ainda mais casos, não fosse pelo número reduzido de servidores e a morosidade do poder judiciário”, revela Augusto de Paula.

O Centro, considerado como diferenciado por atuar nas diversas áreas do direito, como justiça estadual, do trabalho, federal e pequenas causas, tem alçado resultados positivos. Prova disso é a credibilidade junto à comunidade.

O Cajuc mantém também parceria com a Delegacia da Mulher (Deam), Ministério Público e os Conselhos Tutelares. Para 2011, a perspectiva é ampliar a estrutura do Centro para que sejam contempladas mais pessoas.

Foto: Agnaldo Silva

Augusto de Paula coordena os trabalhos do Cajuc -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.