Mais 450 mudas são plantadas em APP

Iwwa Agência
Publicado 10/10/2014 04:10:50

A segunda etapa da revegetação da área degradada no loteamento Marina do Rio Pojuca, mas precisamente às margens do rio, na localidade de Barra do Pojuca, aconteceu na manhã desta sexta-feira (10/10). A ação ambiental contou com a presença e participação ativa do prefeito Ademar Delgado.

Orgulhoso em participar da revegetação do local, que abrange uma APP (Áreas de Proteção Permanente), o gestor municipal plantou algumas espécies de plantas, incluindo a camaçari, árvore que dá nome ao Município.

No início de setembro aconteceu uma ocupação irregular no local que colocou em risco a manutenção de biomas como a nascente do rio Pojuca e os morros situados na área. “A ação da Prefeitura na retirada dos ocupantes e das moradias que estavam instaladas no local foi rápida. No que tange à revegetação da área, será da mesma forma e acontecerá em parceria com secretarias, órgãos públicos e a comunidade”, destacou o prefeito, ao observar que a desocupação foi feita em atenção a ação civil pública ambiental da 1ª Vara da Fazenda Pública.

Para o plantio foram usadas 450 mudas de plantas frutíferas como mangueira e ingá, além de especieis nativas da Mata Atlântica, a exemplo de sucupira, pau-pombo, umbaúba, ipê amarela, candeia, sibipiruna, amescla e camaçari.

No local já então em fase de cultivo mais 200 mudas, que foram plantadas na primeira etapa da revegetação, ocorrida em setembro. Somadas às desta sexta, chega a 650 mudas plantadas na área. A maioria foi produzida no Horto Florestal de Camaçari. Outra parte é oriunda das medidas compensatórias das licenças emitidas pela CMA (Coordenadoria de Meio Ambiente) ou doadas pela população.

 AÇÃO AMBIENTAL

Lideradas pelas secretarias de Governo (Segov) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da CMA, a iniciativa tem por objetivo sensibilizar estudantes e a comunidade local sobre a importância de preservar a APP.

A ação ambiental desta sexta (10/10) compreendeu uma área de mais de 3.500 metros quadrados. Sendo que a área total afetada compreende cerca de 10 hectares, o equivalente a 100 mil metros quadrados. De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente da Sedur, Marinalva Cruz, a iniciativa marca ainda o início do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), que deve contar ainda com a criação de um decreto que tornará a área desocupada em uma unidade de conservação ambiental.

A revegetação do local é uma ação coletiva que reuniu representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, da Associação de Marisqueira de Barra do Pojuca, atiradores do Tiro de Guerra, representantes de projetos ambientais, além de moradores e comerciantes locais.

Com essa perspectiva de despertar e sensibilizar nos jovens a preservação do meio ambiente, a ação contou ainda com a participação de 250 alunos, com idade entre seis e 13 anos, estudantes de quatro escolas da rede pública da região. Focados na responsabilidade ambiental, que deve surgir desde cedo, eles cantaram para os presentes a canção “Depende de nós”, de autoria de Ivan Lins. 

PRESENÇAS

Ainda estiveram presentes os vereadores Gilvan Souza (PT), Wilton de Ferrinho (SDD) e Bispo Jair (PRB), o subtenente do Tiro de Guerra de Camaçari, Hélio Miranda, a presidente da Associação de Marisqueiras de Barra do Pojuca, Noêmia Pereira, o idealizador do Projeto Manguezal, Werther Farias, além do representante da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público da Bahia, Manoel Alves de Jesus.

Slideshow | 7 fotos

Mais 450 mudas são plantadas em APP

Mais Notícias

CASC completa cinco anos com cerca de 200 mil atendimentos

CASC completa cinco anos com cerca de 200 mil atendimentos

Centro Comercial fica fechado no feriado de 28 de Setembro

Centro Comercial fica fechado no feriado de 28 de Setembro

STT segue com intervenções para instalação dos 15 semáforos inteligentes

STT segue com intervenções para instalação dos 15 semáforos intelig...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us