Local recebe duas mil mudas de árvores

Iwwa Agência
Publicado 06/06/2014 03:06:39

Duas mil mudas de árvores típicas de Mata Atlântica foram plantadas no Anel Florestal de Camaçari, no bairro Parque Florestal. A ação, realizada na manhã desta sexta-feira (06/06), marcou a Semana do Meio Ambiente no Município e contou com mais de 200 crianças e adolescentes. 

Foram plantadas mudas de umbaúba, urucum, pindaíba, pau de pombo, murta e amescla. As espécies escolhidas são consideradas colonizadoras – ou seja, ajudam na recomposição da fauna e da flora do local. Um exemplo é o pau de pombo que produz semente que servem de alimento para os pássaros.

O pequeno Wagner Pereira Filho, de 10 anos, explica os motivos para plantar árvore. “Ela fornece oxigênio para as pessoas”, justifica o menino. O cinturão verde também evita que ventos fortes passem pela cidade, filtra o ar e promove a troca de gases.

Criado em 1974, após o surgimento do Polo Industrial, o anel florestal é composto por árvores de pinho e eucalipto e tem o papel de neutralizar os agentes poluentes eliminados pelas indústrias e proteger a saúde da população.

Conhecido também como cinturão verde, o anel florestal tem 1.500 hectares plantados e 2.800 hectares de extensão. O local é o único adensamento de vegetação concebido de forma planejada no Brasil, dentro de área urbana.

Pela importância para o Município, a região é escolhida para a realização de atividades de conservação das riquezas naturais e sensibilização de estudantes, principalmente, entre aqueles que vivem no entorno do anel.

Promovida pela Prefeitura desde 2009, a iniciativa foi realizada pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), em parceria com o Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari) e o Instituto Fábrica de Florestas, além do apoio da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), do Tiro de Guerra de Camaçari e do Nudec (Núcleo de Defesa Comunitária). 

Slideshow | 5 fotos

Local recebe duas mil mudas de árvores

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.