Local passa por ampliação

Iwwa Agência
Publicado 10/08/2012 12:08:25

A célula 3 do aterro sanitário de Camaçari passa por um processo de  ampliação. A iniciativa vai aumentar em cinco anos a vida útil do espaço, que será duplicado e passará a ter 30 mil metros quadrados. A previsão é de que até outubro o local esteja com a capacidade total de uso.

Iniciadas em julho deste ano, as obras consistem na preparação para o sistema de drenagem, impermeabilização para base e sistema de drenagem de gases e percolatos, mais conhecidos como chorume, líquido produzido em decorrência da decomposição de material orgânico.

A ampliação possibilitará o acúmulo de 1,7 milhões de metros cúbicos de resíduos. Atualmente, o aterro armazena 2,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e industriais do Município, além do material produzido pelas cidades da Região Metropolitana, como Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé, Pojuca, Mata de São João e Madre de Deus e de outras cidades baianas e dos demais estados brasileiros.

O aterro de Camaçari passa por mais intervenções estruturais importantes. Uma delas é a construção da Casa de Medição de Vazão dos Percolatos. Absolutamente informatizado, o equipamento permite medir a quantidade de chorume produzido diariamente e encaminhado para a Cetrel.

Outra ação importante é o desenvolvimento do projeto piloto, resultado da parceria entre a Limpec e a UFBA (Universidade Federal da Bahia), que visa desenvolver um sistema de tratamento de parte do chorume produzido no aterro, destinando-o à irrigação de áreas verdes do entorno do local.

Até o final do ano, também estará em funcionamento a Usina de Compostagem, que transformará resíduos orgânicos em adubo para ser distribuído entre os pequenos agricultores do Município e utilizado em áreas verdes. A iniciativa tende a diminuir o volume de resíduo orgânico acumulado no aterro, que representa 53% dos resíduos sólidos urbanos, gerados diariamente no Município.

A ampliação do aterro sanitário de Camaçari contribuiu para que a área obtivesse a licença de operação renovada por mais cinco anos, pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Considerada uma conquista parao Município, a concessão permite o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que determina que todos os municípios operem com aterros sanitários licenciados até 2014.

Foto: Marcelo Ferrão

Célula 3 do aterro sanitário de Camaçari é ampliado -

Mais Notícias

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram entregues

Com investimento de R$ 2 milhões, 570 cadeiras de rodas já foram en...

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Mostra de encerramento marca conclusão dos cursos geridos pela Secult

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Limpeza de canais segue beneficiando a população de Areias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us